Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: Em entrevista, Lula chama Moro de mentiroso, fala de Ciro nas eleições e dispara contra Bolsonaro

A entrevista de Lula com o jornalista Glenn Greenwald durou exatamente uma hora e foi divulgada na íntegra esta semana | FOTO: Divulgação |

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na prisão há pouco mais de um ano e um mês. Desde então, o site The Intercept tenta autorização judicial para falar com ele. No Brasil, é comum que criminosos deem entrevistas de dentro da cadeia. Entretanto, Lula foi impedido de falar durante toda a corrida eleitoral, que chegou a liderar antes de declarar apoio a Fernando Haddad. E tem convicção do porquê: para ele, toda a movimentação da Lava Jato, operação da PF responsável pela investigação que resultou em sua condenação de mais de 12 anos, foi uma manobra para evitar que ele disputasse a presidência e o PT voltasse ao poder.

Na semana em que o presidente Jair Bolsonaro reconheceu que havia prometido uma vaga no STF para Sérgio Moro, o ex-juiz responsável pela condenação de Lula que hoje ocupa o ministério de seu opositor, o jornalista Glenn Greenwald esteve na sede da Superintendência da Polícia Federal no Paraná, em Curitiba, para entrevistar o ex-presidente. A autorização do Supremo saiu no começo do ano, junto com a dos outros veículos que entraram com o pedido de entrevista, a um espaço seguro de três meses depois das eleições. Lula diz que tenta controlar o ódio, mas não segura a língua ao falar do atual ministro da Justiça.

“Tem mais uma revelação de ontem, que você não deve saber: a ministra que me condenou no segundo processo, ela disse em um debate ontem à noite, em Curitiba, que ela copiou a sentença da minha condenação, da minha sentença do Moro. Ou seja, deixa eu dizer uma coisa para você, olhando para você com muita seriedade e responsabilidade: o Moro é mentiroso, o Moro é um subproduto da Rede Globo de Televisão e dos meios de comunicação. Ele, como ninguém, planejou com o Estadão, ele visitou todos os meios de comunicação antes de começar a Operação Lava Jato e ele tinha dito em um artigo que ele escreveu que o sucesso de qualquer operação dependia da imprensa”, diz Lula na entrevista.

“Um juiz que depende da imprensa para condenar não é juiz. Um juiz para condenar, ele tem que condenar em função dos autos do processo, em função das provas, contra ou a favor do que ele tenha. Então, eu vou dizer aqui para você em bom som: ele é mentiroso, o delegado que fez o inquérito meu do apartamento é mentiroso, o TRF4 mentiu ao meu respeito. Não pensa que estou dizendo isso com prazer, porque eu sei quais são as consequências para mim. E para mim tudo que eu desejo é que o Moro faça um discurso todo dia. Quanto mais ele falar, mais ele vai se comprometer. Ele não nasceu para fazer algo além de ler o código penal. Então, eu, você sabe que eu tenho um compromisso de vida e é de provar que essa gente mentiu a meu respeito”, completa o ex-presidente.

A entrevista de Lula com o jornalista Glenn Greenwald durou exatamente uma hora. A Polícia Federal é rígida com seus protocolos. A Lava Jato, é claro, foi um assunto inevitável. Porém, diante da ascensão de Jair Bolsonaro e outros líderes de extrema-direita no mundo, Glenn queria saber a visão de Lula – sobre os motivos que nos trouxeram até aqui, depois de 14 anos de um governo que, ele diz, foi excelente para a população. Greenwald aponta que Lula foi o presidente que mais combateu a pobreza, a desigualdade, que mais criou universidades e programas para obsessivamente acabar com a fome no Brasil. A vida das pessoas melhorou. Mas pergunta ao ex-presidente “o que explica, então, o sofrimento que fez com que a população migrasse o voto dele e de Dilma, com o PT, para um extremista como Bolsonaro?.

“Quando você cria o ódio na sociedade, quando você cria a antipolítica, quando você tira a esperança de qualquer pessoa, sabe, nas instituições existentes, ou seja, qualquer coisa vale. Qualquer coisa vale”, disse Lula. O petista também mencionou que, no mundo, quem está perdendo para a extrema-direita não é a esquerda – mas, sim, o modelo neoliberal. E foi questionado novamente pelo jornalista: “Esse foi, então, o modelo dos 14 anos de governo do PT?”. “Eu nunca disse que era socialista”, retrucou. Lula também falou sobre sua estratégia nas últimas eleições, em que o PT insistiu em sua candidatura de dentro da cadeia – e apostou na transferência de votos para Fernando Haddad.

Muitos dentro da própria esquerda criticaram a estratégia que impediu que outro candidato progressista – Ciro, do PDT, por exemplo – aglutinasse a centro-esquerda contra Bolsonaro, contornando o antipetismo que ditou o tom da eleição. Lula comparou a estratégia à eleição de 1989, em que não apoiou Brizola e foi, ele mesmo, o candidato da esquerda derrotado por Collor, e disse que Ciro precisa aprender a conversar e respeitar. “Se o Ciro quiser aliados, ele tem de saber conversar”, Lula disse. O ex-presidente ainda falou sobre a falta de representatividade na esquerda, cujos líderes ainda são da elite intelectual, e sobre segurança pública e meio ambiente. São assuntos sobre os quais o PT tem uma posição oposta à do atual governo, mas que, na prática, deixou um legado questionável. Com informações do The Intercept.

Leia a entrevista completa clicando aqui ou assista ao vídeo abaixo:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas