O secretário do Planejamento do Estado, Walter Pinheiro, participou na última quarta (22) da feira global Digital Enterprise Show, que aconteceu até esta quinta (23), em Madri (Espanha). O evento conta com mais de 300 empresas de tecnologia do mundo, um Congresso com 450 especialistas digitais do mundo e 21.000 visitantes, para discutir como a digitalização modifica as cidades, a aquisição de conhecimentos, habilidades e soluções críticas para diversos setores.
“Aqui estão sendo discutidas e apresentadas soluções com base em tecnologia e inovação para os mais diversos setores, inclusive o da saúde. A questão das novas tecnologias aplicadas aos sistemas de saúde, o desenvolvimento de novos produtos que trazem soluções no atendimento à população, com o uso da Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). São áreas que tem passado por uma profunda evolução no mundo e que são portadoras de futuro. Estamos elaborando o Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) para a Bahia, que tem como horizonte o ano de 2035, e esta é uma temática prioritária”, destacou Pinheiro, que esteve acompanhado pelo chefe de gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Gesil Amarante.
Antes de participar do Digital Enterprise Show, Pinheiro se reuniu com executivos da Fundação Ibero-Americana de Educação, Ciência e Cultura (FUNDIBER), uma organização privada sem fins lucrativos espanhola dedicada ao desenvolvimento de programas educacionais, culturais, científicos e tecnológicos. As informações são da Seplan.