Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Feira Literária de Mucugê em homenagem a Castro Alves terá Edvard Passos e Jackson Costa

O escritor, diretor e produtor de teatro Edvard Passos e o ator Jackson Costa vão apresentar trabalhos na Fligê deste ano | FOTO: Montagem do JC |

A Feira Literária de Mucugê (Fligê), no município localizado na Chapada Diamantina, já tem data para acontecer. Será entre os dias 15 e 18 de agosto. A cidade histórica e patrimônio nacional se torna território da leitura, dos versos, das rimas e da palavra, em suas diversas formas. Neste ano, a Fligê faz um convite à obra de Castro Alves, com enfoque em sua poesia e teatro, obras que se reverberam em sua voz lírica, épica e social.

Na abertura da feira, o escritor, diretor e produtor de teatro Edvard Passos fará a narrativa ‘Castro Alves: o filho da terra em imagens afrofuturistas’, recolhendo coincidência entre a vida de Castro Alves e a atualidade. Edvard se propõe a oferecer um diálogo entre a poesia e a prosa de Castro Alves com as distopias afrofuturistas. Na sequência, o ator Jackson Costa apresentará o ‘Sarau do Poeta’, espetáculo em que a palavra conduz a música por inexploradas cadências e resgata a musicalidade e os versos da Bahia de Dorival Caymmi, Jorge Amado, Gregório de Mattos e, claro, Castro Alves.

A responsável pela curadoria, Ester Figueiredo, comenta sobre a homenagem ao escritor baiano homenageado na edição 2019 da Fligê. “A nossa opção foi a de assumir a representação da fortuna literária de Castro Alves sob as entradas de diásporas e distopias da atualidade, por meio de imagens de navios negreiros atuais, relações de amor de seus poemas de exaltação, os esquemas interpretativos que compõem o imaginário e narrativas modernas, atualizadas a partir de novas lentes para a criação do poeta do século XIX”.

A homenagem a Castro Alves se apresenta em mesas de conversa, espetáculos musicais e teatrais | FOTO: Montagem do JC/Fligê |

A Fligê 2019 terá ampla participação de escritoras e escritores baianos, que de alguma forma foram e ainda são influenciados pelos escritos de Castro Alves. “A verbovisualidade da sua obra é o enquadre da homenagem”, afirma Ester, acrescentando que escritoras e escritores de circulação nacional e também no exterior estarão na Fligê: “a programação também acolhe jovens escritores que fazem a literatura brasileira e também de gerações passadas, realçando o trânsito da produção literária brasileira”.

A homenagem a Castro Alves se apresenta em mesas de conversa, espetáculos musicais e teatrais, na sessão de abertura ‘Sê livre… És gigante’, inspirada pelo poema ‘América’, na produção de obras artísticos e de trabalhos de estudantes, na expografia, nos bate-papos literários, textos e imagens. Temas como memória, ancestralidade, a produção literária baiana, o sertão, a escravidão, o êxodo e os lugares no imaginário social, além das paisagens periféricas e urbanas, também farão parte da programação da Fligê 2019.

A programação ainda oferece um espaço dedicado às crianças (Fligêzinha) e ao cinema (FligêCine). Na Fligêzinha, os pequenos leitores têm acesso a escritores de livros infantis, interagem com perguntas, curiosidades e brincadeiras, ouvem e também contam muitas histórias. No espaço dedicado à sétima arte, os filmes exibidos dialogam com a temática e com o atual contexto sociocultural, levando o espectador a refletir e (re)construir significados. Além disso, com a Fligê&Tu, a programação vai até a vila de Igatu, no município de Andaraí, onde realiza bate-papos, exposição e sarau na Galeria Arte & Memória. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Leia também

Chapada: Feira Literária de Mucugê homenageia Castro Alves em 2019; evento será entre 15 e 18 de agosto

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas