Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Rio Paraguaçu terá programa especial da TV Bahia na Semana do Meio Ambiente

O rio forma poços, praias, piscinas naturais e locais extraordinários; a imagem principal é da Pedra da Arara em Nova Redenção | FOTO: Montagem do JC/Rui Rezende e Jornal da Chapada |

Para celebrar a ‘Semana do Meio Ambiente’, a Rede Bahia, afiliada da Globo, exibirá neste sábado (8), depois do ‘Mosaico Baiano’, o programa especial ‘O Gigante Paraguaçu’. As imagens são impressionantes e mostram o maior rio completamente baiano, os mitos e lendas, o uso das suas águas para a agricultura local, que movimenta a economia e sustenta as famílias ribeirinhas. Sem falar em suas belezas naturais. O rio forma poços, praias, piscinas naturais e pantanais (veja aqui).

A produção da TV Bahia conta com a repórter Georgina Maynart, que conduz o programa para celebrar a força, a beleza e a cultura ribeirinha às margens do Rio Paraguaçu, desde a sua foz, na Baía de Todos os Santos, até a nascente, no município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. Tem mais de 600 quilômetros de extensão, alguns deles navegáveis. Recentemente, o ex-prefeito de Nova Redenção, Ivan Soares (PT), conclamou autoridades para realizarem ações em favor do Rio Paraguaçu (leia aqui).

O Poço Encantado fica em Itaetê e é criado por águas do Rio Paraguaçu | FOTO: Rui Rezende |

Exposição em Salvador
Para celebrar a exibição do programa e também lembrar a ‘Semana do Meio Ambiente’, o público poderá conferir uma exposição gratuita com imagens do fotógrafo baiano Rui Rezende, que percorreu toda a extensão do rio, registrando tudo com seu olhar extraordinário. A exposição foi aberta na quarta (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, e segue até o dia 14 de junho, na praça de alimentação do Salvador Shopping. Georgina Maynart e o cordelista Maviael Melo participaram da abertura.

Confira vídeo de chamada da TV Bahia

Rio Paraguaçu
O nome ‘Paraguaçu’ é de origem tupi e significa ‘mar grande’. Segundo historiadores, em 1504 os franceses já navegavam pelo Rio Paraguaçu com os nativos. Porém a sua descoberta é atribuída a Cristóvão Jacques, comandante da primeira expedição guarda costa que chegou ao Brasil em 1526 para combater os franceses no contrabando do pau-brasil no litoral. Durante a Guerra de Independência do Brasil, uma canhoneira portuguesa no rio bombardeou a cidade de Cachoeira, sede da revolta contra os portugueses.

Com mais 600 quilômetros de extensão, o manancial nasce no Morro do Ouro, Serra do Cocal, município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, e segue em direção norte passando pelos municípios de Ibicoara, Mucugê e até cerca de cinco quilômetros da cidade de Andaraí, quando recebe o rio Santo Antônio.

As imagens de Rui Rezende estão expostas no Salvador Shopping | FOTO: Rui Rezende |

O rio muda de direção em seu curso para oeste e leste, servindo como divisor entre os municípios de Itaetê, Boa Vista do Tupim, Marcionílio Souza, Itaberaba, Iaçu, Rafael Jambeiro, Santa Teresinha, Antônio Cardoso, Castro Alves, Santo Estevão, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Cabaceiras do Paraguaçu, Conceição da Feira, Muritiba de São Félix, e as cidades de São Félix de Cachoeira e Maragogipe desemboca na Baía de Todos os Santos entre os municípios de Maragogipe e Saubara.

Jornal da Chapada

Leia também

Chapada: Ex-prefeito de Nova Redenção conclama autoridades para realizarem ações em favor do Rio Paraguaçu

Chapada: Trecho do Rio Paraguaçu no município de Iaçu encanta com volume de água; veja vídeo

#Bahia: Fotógrafo Rui Rezende lança livro sobre vaqueiros de Jeremoabo em Feira de Santana

Vítima de acidente aéreo, fotógrafo Rui Rezende retoma a consciência

Chapada: Exposição sobre o Rio Paraguaçu chega ao município de Itaetê; confira imagens

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas