Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Deputados estaduais cobram do governo participação no debate sobre o Rio Utinga

Os parlamentares vão até a Casa Civil na primeira semana de julho para tratar do assunto | FOTO: Divulgação/Adson Brito |

Em reunião realizada na sede do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), na tarde desta quinta-feira (13), ficou decidido que o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, e os deputados estaduais Jacó (PT), Eduardo Alencar (PSD) e Marcelo Veiga (PSB) irão até a Casa Civil, na primeira semana de julho, para debater os problemas da Bacia do Rio Utinga e mobilizar recursos do governo em prol da melhoria da infraestrutura na região.

Construir barragens como forma de minimizar as perdas que o rio de 70 km de extensão na Chapada Diamantina vem sofrendo com o uso desordenado de suas águas para a agricultura foi um ponto pacífico para os deputados, diretores e representantes do Inema, Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) presentes na reunião. Afinal, o mesmo rio que move a economia local, serve ao consumo de famílias em assentamentos, indígenas e quilombolas que ocupam suas margens.

A revitalização do rio Utinga foi tema de uma grande audiência pública realizada no dia 15 de maio, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A sessão reuniu governo, ambientalistas e moradores. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas