Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Embrapa realiza seminário e dia de campo sobre citricultura no município de Ibicoara

A empresa vem promovendo seminários e dias de campo em municípios que têm potencial para a exploração da citricultura | FOTO: Reprodução |

A Embrapa Mandioca e Fruticultura — Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizará na próxima terça-feira (18), em Ibicoara, o seminário e dia de campo sobre o desenvolvimento da citricultura na região da Chapada Diamantina. O encontro acontece a partir das 8h, na Área de Eventos, na Praça Américo Martins Júnior, no Centro da cidade e na Fazenda Santa Terezinha, no dia de campo. Está prevista a participação de 200 pessoas, entre produtores, viveiristas, empresários, agrônomos, técnicos agrícolas e estudantes.

“O objetivo é abordar o potencial da citricultura na região da Chapada Diamantina com apresentação de novas variedades copa e porta-enxerto e técnicas de manejo e produção”, afirma o pesquisador João Roberto Oliveira, coordenador dos eventos, junto com o pesquisador Orlando Passos. Os instrutores são todos pesquisadores da Embrapa. Oliveira vai ministrar a primeira palestra sobre a situação atual da citricultura na região da Chapada setentrional. Depois ele volta para falar sobre a implantação do pomar cítrico.

Variedades copa de citros são o tema da apresentação de Passos. E os pesquisadores Walter Soares e Hermes Peixoto vão abordar, respectivamente, variedades porta-enxerto (parte radicular da planta) e risco de introdução de doenças por meio de mudas cítricas. No dia de campo, que vai acontecer na parte da tarde na Fazenda Santa Terezinha, Passos e Soares vão demonstrar resultados da adoção de novas variedades copa e porta-enxerto.

As atividades integram as ações do projeto Gestfrut (Estabelecimento de uma rede de pesquisa, transferência de tecnologia e inovação para a fruticultura do estado da Bahia, com base na articulação, gestão e comunicação), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Por meio do Gestfrut, a Embrapa vem promovendo seminários e dias de campo em municípios que têm potencial para a exploração da citricultura como atividade de destacada importância social e econômica no estado da Bahia. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas