#SãoJoão: Medidas simples reduzem número de acidentes causados por fogos de artifício

Postado em jun 21 2019 - 12:01am por Jornal da Chapada

Umas das orientações é observar as recomendações dos fabricantes de fogos e não comprar aqueles de fabricação caseira ou clandestina | FOTO: Divulgação |

O São João está chegando. Para baianos é um momento marcante e esperado todos os anos. Além das comidas e bebidas típicas, da dança, da cultura nordestina, o céu fica mais colorido com o efeito dos fogos de artifício, ainda mais em tempos de Copa América e Copa do Mundo Feminina. O Planserv aproveita para alertar os servidores públicos do Estado a respeito do número de acidentes causados pelo manuseio de fogos de artifício. Para evitar acidentes, alguns cuidados importantes devem ser tomados.

Para o médico da Coordenação de Gestão de Projetos de Saúde do Planserv, Fábio Oliveira, é preciso ter cuidado redobrado porque queimaduras mais graves podem até levar à morte. “Esse é o período com maior incidência de queimaduras. Por esse motivo devemos ter atenção especial às crianças, que devem ser supervisionadas quando usam fogos de artifícios ou próximas de fogueiras”, alerta.

Umas das orientações é observar as recomendações dos fabricantes de fogos e não comprar aqueles de fabricação caseira ou clandestina, pois podem ocorrer explosões fatais. Seja em queimaduras de primeiro grau, em que a pele fica avermelhada; seja nas de segundo grau, em que há formação de bolhas e a dor é mais intensa; ou nas de terceiro grau, o tipo mais grave, é indicado lavar a região afetada em água corrente por pelo menos cinco minutos para esfriar a pele e, em seguida, buscar atendimento médico imediato.

Outras dicas importantes são: nunca furar as bolhas, não tocar a área afetada e jamais usar gelo, manteiga, pomadas, borra de café, clara de ovo, creme dental ou qualquer outro produto doméstico sobre a lesão. Esta ação pode agravar o problema ou causar infecções muito graves. A queimadura também não deve ser coberta com algodão ou qualquer outro material. Se as roupas estiverem em chamas, a pessoa afetada deve deitar no chão e rolar. Um lençol ou pano úmido pode ser posto sobre a roupa, mas não sobre a pele queimada.

Emergência
A lista completa dos serviços médicos de emergência com cobertura do Planserv em todo o Estado da Bahia está disponível na aba “Rede Credenciada” do site www.planserv.ba.gov.br ou no aplicativo do plano, que pode ser baixado na loja virtual Google Play, para telefones com sistema Android, e App Store, para quem utiliza iPhones. As informações são da Saeb.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.