Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Administração municipal de Utinga integra ranking de melhor governança no estado

A cidade de Utinga está entre as 30, com até 20 mil habitantes, mais bem governadas do estado, aponta Índice de Governança Municipal | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

A gestão municipal de Utinga, cidade da Chapada Diamantina, integrou as melhores no ranking do Índice de Governança Municipal (IGM) do estado da Bahia, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e pelo Conselho Federal de Administração (CFA). Utinga ficou na 24ª colocação dentre as cidades de até 20 mil habitantes e com Produto Interno Bruto (PIB) per capita de até R$15 mil.

Para o gestor Joyuson Vieira (PSL), que é administrador de empresas por formação, os investimentos em áreas específicas mostraram resultados positivos. “Todo o nosso esforço sempre foi fazer boa gestão. Priorizar aquilo que é essencial para a população, melhorando a qualidade de vida. Assegurar saúde, educação, serviço social e obras de impacto social”, contou ao Jornal da Chapada. 

O IGM-CFA foi lançado em novembro de 2016 pelo CFA, que contou com auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública. O índice consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: finanças, gestão e desempenho. 

Imagens da administração

1 / 39

A ideia é que ele sirva para gestores municipais, que podem saber as necessidades e as boas práticas de sua região, e para os cidadãos, que com acesso à informação, participam contribuindo para maior integração com o governo. Ele foi elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência dentre outras. 

Da Chapada Diamantina, junto com Utinga, nas 30 administrações mais bem colocadas estão cidades como Lajedinho, Brotas de Macaúbas, Andaraí, Souto Soares e Várzea Nova. E a busca por melhorias não acaba por aí, segundo o prefeito Joyuson. Sua gestão está investindo em climatização das escolas, pavimentação e reforma de Postos de Saúde, por exemplo.

“A nossa boa colocação não nos surpreende. Queremos ocupar posições ainda melhores e é este o desafio que lanço à nossa equipe. Parabenizo pelo resultado e conclamo a estarmos entre os primeiros 10 no ano que vem. Estes números apontam que estamos no caminho certo”, finalizou Vieira.

Jornal da Chapada

Leia também

Chapada: Prefeito de Utinga tem contas aprovadas pelo TCM e comemora: “9 anos de vida pública e 9 contas aprovadas”

Chapada: Itaberaba e Jacobina são destaques em gestão municipal, aponta índice do Conselho Federal de Administração

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas