AssessoriaCidadesCuriosidadesMenu PrincipalSÃO JOÃO

Chapada: São João ‘esticado’ por conta dos feriados de Corpus Christi e 2 de julho aquece economia de Lençóis

Principal cidade turística da Chapada Diamantina teve período junino com geração de renda para população e bom fluxo turístico | FOTO: Divulgação |

Lençóis é conhecida por atrair gente do mundo todo durante o ano inteiro, mas o período de São João se torna ainda mais especial para a economia da cidade por envolver praticamente todos os moradores em pequenos negócios gerados pela festa. Esse ano, a proximidade com o feriado de Corpus Christi e o 2 de Julho (Independência da Bahia) fizeram turistas esticarem ainda mais a permanência na cidade. Para a corretora Ana Paula, esse foi o melhor São João dos últimos anos. “A procura por casas de aluguel foi intensa, e muita gente já me garantiu que vai voltar em 2020”.

A professora de maquiagem Luana Guedes, por exemplo, alugou uma casa de dois quartos no centro da Lençóis para ela, o namorado e mais um casal de amigos. Em seu terceiro São João na cidade se diz encantada. “É um lugar que proporciona curtir um São João tranquilo e tradicional com pé-de-serra, fogueiras, tudo que a gente gosta. E ainda por cima visitar os lugares encantadores da Chapada Diamantina. Gostamos muito”. Um levantamento da Secretaria municipal de Turismo e Cultura (Sectur) verificou nas plataformas de aluguel de casas para temporada ao menos 147 anúncios ligados ao São João de Lençóis.

“Pela procura, acreditamos que todas tenham sido ocupadas. Isso sem falar dos familiares e amigos que se hospedaram nas casas dos conhecidos. A cidade estava bem movimentada e avaliamos que foi uma festa maravilhosa, com tranquilidade e muita animação”, observou a secretária municipal de Turismo e Cultura, Roberta Ferraz. Na avaliação da gestão municipal, a realização de uma festa particular que trouxe para Lençóis artistas famosos nacionalmente como Saulo e Geraldo Azevedo; além da valorização da tradição das quadrilhas juninas com participação de grupos de outras cidades também foram duas novidades deste ano que deram muito certo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Quero parabenizar todos os secretários e a primeira-dama que trabalharam para este período junino ter sido tão bacana. As bandas que também contribuíram para fazer o Santo Antônio, o São João e o São Pedro tão animados. Todos os hotéis, pousadas e casas de aluguel ficaram ocupados. Os bares e restaurantes, cheios. Fico muito feliz de ver esse aquecimento da economia e saber que todo mundo está podendo ganhar dinheiro”, completou o prefeito Marcos Airton. Outra opção de renda gerada pelo São João em Lençóis são as barracas de comidas típicas.

O motorista Thairo Guerreiro Costa, por exemplo, aproveitou o período para fazer uma renda extra com uma barraca de bebidas e comidas e está satisfeito com o resultado. “Se Deus quiser, ano que vem, estaremos novamente com nossa barraca!”, comentou. As festas juninas são também uma ótima oportunidade para os talentos locais. A sanfoneira Simone França, da banda ‘Xote das Mina’, diz chegou a tocar numa média de dois a três shows por noite. “O São João numa cidade turística como Lençóis, não acontece apenas como forma de entretenimento, mas também traz trabalho. A participação das bandas locais fortalece a cultura local, mostra talentos de jovens e adultos, e é também uma forma de valorização da prefeitura municipal para com os artistas locais”, avaliou Simone.

No período de São João 2019, Lençóis, que conta com mais de 4 mil leitos, registrou 95,20% de taxa ocupação nas hospedagens hoteleiras. Ano passado, a ocupação foi de 52,34%, ou seja, 2019 teve 42,86% mais que o ano anterior. Os dados foram pesquisados pela Secretaria Municipal de Turismo de Lençóis. Os shows de São João de Lençóis realizados no Teatro de Arena e Praça Horácio de Matos foram realizados pela prefeitura municipal, com apoio do Governo do Estado da Bahia e Cervejaria Devassa.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Pular para a barra de ferramentas