Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Estudantes de Mucugê participam de oficina de preparação para leitura dramática na Fligê

As atividades começaram no último sábado (13) e seguem até a data da Fligê | FOTO: Divulgação/Fligê |

A Feira Literária de Mucugê (Fligê), que acontece entre os dias 15 e 18 de agosto, sempre começa antes para os moradores da cidade, que se envolvem na produção do evento e nas atividades preparatórias. Nesse ano, uma Oficina de Teatro e Leitura Dramática é realizada com alunos e professores da rede pública de educação e com participação de moradores da comunidade rural da cidade. As atividades começaram no último sábado (13) e seguem até a data da Fligê.

Durante os encontros, os participantes fazem exercícios corporais e vocais, jogos dramáticos e de improvisação, análise e interpretação de textos e leituras dinâmicas. Além disso, serão repassados conteúdos sobre teorias do teatro, composição de personagens e metodologia de leitura do texto em cena. O produto da oficina será uma das atrações do encerramento da Fligê.

No domingo (18 de agosto), será realizada a leitura dramática do texto teatral ‘Castro Alves’, de Cleise Mendes, atriz, dramaturga e professora da Escola de Arte da UFBA. Esse texto foi encenado apenas uma vez, em Salvador, no ano de 1994, quando conquistou o Troféu Bahia Aplaude. A atividade conecta a comunidade local com a temática da Fligê de 2019, que homenageia o poeta Castro Alves e apresenta outras vertentes do escritor, inclusive a de teatrólogo.

“Essa será uma das formas de encontrar o poeta Castro Alves durante a Fligê, sua rica e complexa obra chegará, por meio do teatro, na Chapada Diamantina, alcançando a população de forma bastante singular”, destaca Ester Figueiredo, curadora da Fligê.

Essa oficina preparatória é coordenada pelo professor de artes Marcos George Paraguassu e ministrada pelo ator e diretor teatral, professor Sérgio Farias e acontece em duas turmas, no distrito de Guiné e no centro de Mucugê. Interessados podem se inscrever pelo e-mail mgeorgesp@gmail.com ou entrar em contato pelo telefone (75) 9 8215 1506. Com informações de assessoria.

Leia também

Chapada: Jackson Costa fala sobre participação na Fligê e ‘Sarau do Poeta’ em entrevista

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas