Um áudio polêmico circulou nos grupos de conversas instantâneas do município de Ruy Barbosa, localizada na Chapada Diamantina. É que a tal mídia foi atribuída ao ex-prefeito José Bonifácio Marques Dourado (PT), que administrou o município por dois mandatos. Ele estaria falando a um destinatário chamado ‘Toi’: “Sou candidato, pode dizer a todo mundo que eu sou candidato”.
No áudio, a pessoa ainda afirma que esteve com um deputado (que não teve o nome identificado) e garantiu apoio. As eleições acontecem só em agosto de 2020, porém o clima já começou esquentar na política local, com as articulações. A dúvida na candidatura do ex-prefeito entre os cidadãos se dá por conta de Bonifácio ter sido denunciado ao Ministério Público Federal (MPF) pela prática de crimes capitulados na Lei nº 12.850/2013, que define a Organização Criminosa (Orcrim), podendo cair na Lei da Ficha Limpa.
Na época, o MPF denunciou o ex-prefeito do município de Ruy Barbosa. A denúncia é um desdobramento da Operação Águia de Haia, da Polícia Federal, que investiga desvio de verbas públicas do Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) em aproximadamente 20 municípios baianos. Jornal da Chapada com informações do site Ruy Barbosa Notícias.