#Polêmica: Veículo de imprensa atesta veracidade de mensagens divulgadas pela ‘#VazaJato’

Postado em jul 15 2019 - 3:15pm por Jornal da Chapada
capa

Mesmo com as matérias que divulgaram mensagens, os apoiadores de Moro e o próprio ministro defendem que as mensagens são falsas | FOTO: Montagem da Revista Fórum |

Após a divulgação de mais uma parte da série de reportagens Vaza Jato, do The Intercept Brasil, no último domingo (14), El País divulgou uma matéria em que atesta a veracidade das mensagens, se tornando o primeiro veículo internacional a confirmar a confiabilidade do conteúdo publicado. Mesmo com as matérias que divulgaram mensagens, os apoiadores de Moro e o próprio ministro defendem que as mensagens são falsas.

Segundo a matéria, o El País obteve ajuda de uma fonte externa que deu acesso ao jornal de parte do arquivo de mensagem de uma das conversas do Telegram divulgadas nas reportagens da Vaza Jato. O El País então comparou as mensagens da fonte com as da divulgadas no site do Intercept: “O conteúdo é idêntico”, afirma.

A reportagem também confirmou a veracidade do arquivo que recebeu ao ver mensagens enviadas pelo El País aos procuradores com pedidos de informações sobre a Operação Lava Jato. A consulta aos arquivos de mensagens, segundo a matéria, é “artesanal”, com tantas conversas e mensagens que fazem com que “o processo de entrevista dos dados seja lento e bastante trabalhoso”.

Outro fator que comprova que o conteúdo das mensagens é verdadeiro é a presença de assuntos do dia a dia, como relata o El País: “A maioria das conversas traz apenas conteúdos corriqueiros que, certamente, não geram interesse público, logo, não haveria motivo para terem sido inventadas”. Jornal da Chapada com informações da Revista Fórum.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.