Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeito de Itaberaba é escolhido para presidência de Consórcio Público de Saúde

Os prefeitos Ricardo Mascarenhas e Manoel Luz foram eleitos presidente e vice da entidade, respectivamente | FOTO: Divulgação/PMI |

Prefeitos e representantes de gestões municipais da Chapada Diamantina se encontraram no auditório do hotel Bela Vista, em Itaberaba, na manhã desta sexta-feira (19) para a Assembleia Geral do Consórcio Público de Saúde. Dentre os assuntos discutidos na oportunidade esteve a votação e eleição do presidente do consórcio que manterá e administrará a Policlínica Regional de Itaberaba construída em parceria com o governo estadual. E foi justamente o gestor do município, Ricardo Mascarenhas (PSB), o eleito por unanimidade para o cargo. O vice-presidente é o prefeito de Mucugê, Manoel Luz (PSD). O quórum foi de 22 prefeitos da região.

A votação da diretoria do consórcio, conduzida pelo diretor dos Consórcios de Saúde das Policlínicas do Estado da Bahia, Nelson Portela, acontece em paralelo às ações do governo estadual já em função do projeto. O Consórcio Interfederativo de Saúde do Piemonte Paraguaçu é o marco inicial para efetivar a policlínica na região. É por meio dele que as prefeituras vão poder organizar, sustentar financeiramente e administrar a policlínica. São diversas especialidades oferecidas na unidade de saúde e até pequenas cirurgias. Cada município vai contribuir financeiramente de modo proporcional.

Cerca de 22 prefeitos compareceram para votar e eleger a direção do consórcio de saúde da região | FOTO: Divulgação/PMI |

O consórcio possibilita também baratear custos, por conta de compras coletivas. Com estrutura padrão, a obra da policlínica do município de Itaberaba já está em fase de análise geológica do solo, quando a sondagem do terreno é feita e serve de base para os cálculos dos engenheiros na determinação da fundação da estrutura. As equipes do governo estadual já estão em campo, no terreno localizado no Derba. Falta pouco tempo para a obra da unidade ser iniciada. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas