Ícone do site Jornal da Chapada

Rui não vai à inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista e diz que ato virou uma convenção partidária

Segundo o chefe do Executivo Estadual, a medida anunciada pela prefeitura e pelo governo Bolsonaro exclui o povo da inauguração | FOTO: Reprodução/Facebook |

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), confirmou, por meio de suas redes sociais, que não vai à inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, nesta terça-feira (23). Segundo o chefe do Executivo Estadual, a medida anunciada pela prefeitura e pelo governo Bolsonaro exclui o povo da inauguração. “Pessoas escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária. Não posso concordar com isso. Por isso, não vou comparecer à inauguração do aeroporto que o povo da Bahia construiu, que o Governo do Estado construiu”, disse o petista, nesta segunda-feira (22).

Na mensagem, Rui destacou a importância de todos os trabalhadores que se dedicaram por muitos anos na construção do equipamento e reconheceu o papel dos ex-presidentes Dilma Rousseff e Michel Temer; do ex-governador Jaques Wagner; e do ex-secretário estadual de infraestrutura, Otto Alencar, para a conclusão da obra. Na noite do último domingo (21), dois outdoors do Governo do Estado foram removidos das proximidades do novo aeroporto, por ordem da prefeitura.

À imprensa local, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, informou que 17 placas de outdoors instaladas de forma irregular em áreas próximas ao acesso do aeroporto foram interditadas. “Entre elas, uma estrutura foi removida do local por estar em área pública. As demais, que se encontram em terreno privado, tiveram seus anúncios removidos. No entorno do novo aeroporto, há apenas uma placa de outdoor regularizada, que encontra-se preservada”, diz trecho da nota.

Também no fim de semana, integrantes do PT defenderam que o governador não participasse do evento que contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e apoio do prefeito Herzem Gusmão (MDB). Segundo o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Rosemberg Pinto (PT), só poderão participar da cerimônia 300 convidados. “O governador Rui Costa só terá direito a convidar 70 pessoas. O prefeito de Vitória da Conquista terá direito a 50 convidados e o presidente outros 150 convidados, além de 30 jornalistas. Ou seja, serão 200 pessoas para vaiar o governador”, afirmou. As informações são do Metro 1.

Leia na íntegra a fala do governador:
“Olá, meus amigos e amigas. Quero reafirmar o orgulho de ter nascido na Liberdade. O meu profundo orgulho de ser baiano, de ser nordestino. Nordestino que acima de tudo é um resistente, um trabalhador. Como o povo da região de Vitória da Conquista, que trabalhou muito durante anos para tornar esse sonho realidade, o novo aeroporto da região. Exercitando o que aprendi com a minha família, a gratidão, quero aqui reconhecer aqui o papel fundamental do ex-governador Jaques Wagner que iniciou esta grande obra.

Do ex-secretário de infraestrutura, Otto Alencar, que também participou de forma decisiva. Reconhecer o papel da presidenta Dilma Rousseff, que assinou os dois convênios. O primeiro, da pista, no ano de 2012, e o segundo, do terminal de passageiros, já no ano de 2015. E quero agradecer também ao ex-governo Temer, que pagou a última parcela, em novembro de 2018.

Exercitando a boa educação que aprendi, convidei o Governo Federal a se fazer presente no ato de inauguração, nesta grande festa. Infelizmente, confundiram a boa educação com covardia, e desde então, temos presenciado agressões ao povo do Nordeste e ao povo da Bahia. A medida anunciada é excluir o povo da inauguração, fazer uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária.

Não posso concordar com isso. Por isso, não vou comparecer à inauguração do aeroporto que o povo da Bahia construiu, que o Governo do Estado construiu. Porque entendo que o Brasil precisa de paz para crescer e para gerar emprego. Quero pedir a Deus e ao Senhor do Bonfim que continue iluminando meus passos, me dando serenidade e saúde para que eu continue trabalhando pelo povo da Bahia, pelo povo do Nordeste e pelo povo brasileiro. Que Deus nos abençoe”.

Assista ao vídeo divulgado pelo gestor

Leia também

Prefeito prepara ‘ato político’ contra Rui em Vitória da Conquista; governador cogita não ir à inauguração de aeroporto

#Vídeo: Otto diz que novo aeroporto de Vitória da Conquista foi trabalho do governo estadual e que Dilma garantiu recursos

Bolsonaro diz que não há constrangimento em visitar a Bahia: “Nordeste é Brasil, é minha terra”

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas