CidadesCuriosidadesEducaçãoMenu Principal

Chapada: Audiência pública define novos cursos a serem ofertados no campus do IF Baiano de Itaberaba

Cada representatividade teve três minutos para falar sobre a relevância ou não dos cursos apresentados para consulta | FOTO: Divulgação |

Na última semana o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) realizou uma audiência pública, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores em Itaberaba, na Chapada Diamantina, para discutir e votar a oferta de novos cursos. As demandas de diversos segmentos como estudantes, comerciantes, agricultores, empresários, representantes das esferas executiva, legislativa e judiciária, pais, professores e demais servidores públicos em geral, foram registradas e estão passando pelo processo de inclusão de novos cursos. “O IF Baiano não produz conhecimento e nem oferta cursos para o próprio IF Baiano, mas se coloca à serviço da comunidade para ofertar ensino, pesquisa e extensão”, disse a diretora acadêmica e diretora geral em exercício Neurisângela Miranda.

Na oportunidade estiveram presentes diversos representantes, entre eles os da equipe gestora do IF Baiano, os da gestão acadêmica do Campus Itaberaba, dos docentes, da Comissão do Estudo de Demanda e da Comissão Local de Ingresso do IF Baiano, dos poderes executivo, com o secretário de governo, Lucas Haine, do legislativo, pelo vereador Samuca do Foto, e judiciário, da Câmara de Dirigentes Lojistas, de movimentos estudantis, do movimento negro de Itaberaba, gestores escolares do Ensino Médio e Superior, agremiações estudantis, da Segurança Pública, assim como da comunicação local e regional, que inclusive ficou a cargo da editora-chefe do Jornal da Chapada, Deninha Fernandes.

Deninha optou pelos cursos quais a Chapada Diamantina tem vocação, que são os de agricultura e pecuária, preenchendo uma lacuna que existe na região. “Agradeço ao IF Baiano pela oportunidade de fazer parte do grupo de votação. Desejo e conclamo os poderes públicos e empresários a ajudarem o instituto para que ele permaneça com o campus de Itaberaba, trazendo mais e mais cursos”, pontuou. Também participou da votação o representante do Ministério Público, o promotor Tiego Matos. Todos parabenizaram o IF Baiano pela forma democrática de escolher seu novo rol de cursos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cada representatividade teve três minutos para falar sobre a relevância ou não dos cursos apresentados para consulta. E, ao final, indicaram as ofertas que julgam prioritárias para os cursos integrados e para os cursos subsequentes. Depois desse processo foi encaminhada a votação aberta para serem eleitas as ofertas prioritárias de cursos. Todos os cursos foram avaliados como relevantes, sendo eleitos como prioridade os cursos técnicos em informática integrado ao ensino médio, em agroecologia integrado ao ensino médio, e em informática subsequente ao ensino médio.

Como a demanda por zootecnia e agricultura foram altas e, praticamente empatadas, o campus estudará a possibilidade de oferta de um curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. Para o curso superior, foi confirmada por unanimidade, a demanda de uma Licenciatura em Ciências Biológicas. “O evento foi de suma importância, pois contemplou uma escuta democrática e responsável de um processo que implica diretamente na comunidade. Agradecemos a presença de cada pessoa que aceitou o convite e deu sua contribuição. Agora, estamos trabalhando na tramitação do processo de autorização da oferta dos cursos eleitos”, disse Miranda.

Jornal da Chapada

Etiquetas
Mostrar mais

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Pular para a barra de ferramentas