A estreia da apresentadora e repórter Mariana Weickert, na programação da Record TV, foi em alto estilo com matéria especial sobre ‘as mulheres de pedras’, neste domingo (11), no ‘Domingo Espetacular’. E o portal R7, ligado à TV, publicou vídeo exclusivo com os desafios da reportagem que apresentou um pouco das mulheres que trabalham em pedreira na região do município de Iraquara, na vila de Iraporanga.
E a rotina dessas mulheres foi modificada com a presença de Marina por cerca de uma semana, onde ela mesma chegou a pegar no pesado. Ajudou as mães de família a contarem suas histórias, e até ficou com calo na mão por ‘quebrar pedras’ com as mulheres durante as gravações. A repórter também contou um pouco da sua vida, desde que era modelo de grifes internacionais até sua volta para o Brasil.
No vídeo dos bastidores, Mariana Weickert explica que a atuação das mulheres é “um trabalho árduo, difícil e muito pesado”. “Impressionante como aquelas mulheres, em condições tão difíceis, tão precárias, tiram o seu sustento numa mina de Ardósias extraindo pedras pesadíssimas. Dona Maria é encantadora, sempre com sorriso no rosto e feliz por ter a oportunidade de ter um trabalho pra sustentar a família, não vê nenhum problema em trabalhar nas pedreiras. Ela e sua família são as únicas mulheres da região que fazem esse tipo de trabalho”, diz a repórter em publicação nas redes sociais.
“Tentei trabalhar um pouco na extração pra entender aquela realidade e no único dia em que trabalhei me machuquei nas duas mãos, o trabalho é muito duro e elas não usam nenhum equipamento de segurança. É na precariedade, num lugar de difícil acesso e com muita dificuldade que essas mulheres trabalham pra tentarem ter o mínimo de dignidade pra elas próprias e para os seus. Que grande oportunidade eu tive de trocar com mulheres tão inspiradoras!”, completa Mariana, ressaltando sua vivência.
Mariana é novata na Record e integra lista de novos reforços do jornalismo da emissora brasileira. Entre os recentes profissionais contratados, estão Sérgio Aguiar e Débora Vilalba. Conforme dados divulgados na imprensa, Weickert também tem passagens por outras empresas de telejornalismo como a MTV, Rede 21, GNT e Band.
Jornal da Chapada
Veja vídeo dos bastidores