Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ricardo Mascarenhas assina ordem de construção da creche e promete posto de saúde em bairro de Itaberaba

No ato, batizado de ‘Quinta do Bem’, o gestor chapadeiro reuniu colaboradores, amigos e simpatizantes de sua administração, como o deputado estadual Eduardo Alencar | FOTO: Jornal da Chapada |

A ordem de serviço para a construção da creche no bairro Alamedas das Umburanas (Sem Teto) foi assinada na última quinta-feira (15) pelo prefeito do município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, Ricardo Mascarenhas (PSB). Além da creche, o gestor anunciou que vai atuar para levar um posto de saúde para a comunidade local. “Já calçamos as ruas e colocamos rede de esgoto e, agora, vamos construir a primeira creche do bairro. Mas já estamos trabalhando para, muito em breve, implantar uma Unidade de Saúde da Família aqui mesmo, ao lado da creche”, disse o prefeito durante pronunciamento ao enumerar os investimentos realizados pela gestão ‘Cidade de Todos’ no bairro.

No ato, batizado de ‘Quinta do Bem’, o prefeito Ricardo reuniu colaboradores, amigos e simpatizantes de sua administração para a ação social na localidade. E foi considerado como um importante momento, pois a obra da creche foi um compromisso de campanha. Estiveram presentes para a assinatura, o deputado estadual Eduardo Alencar (PSD), a primeira dama Suzana Matias, a vice-prefeita, Maria José Novais (PSD), os secretários municipais e os vereadores que dão sustentabilidade à administração.

Detalhes da unidade educacional foram passados para a imprensa durante o lançamento da pedra fundamental dessa que será a primeira Escola Municipal de Educação Infantil (creche) na Alameda das Umburanas. Terá capacidade de atendimento de até 120 crianças, em dois turnos (matutino/vespertino), e 60 crianças em período integral, e o investimento será de mais de R$ 1,4 milhão.

A solenidade também contou com moradores do bairro. As crianças da comunidade agradeceram a construção da creche do bairro que, inclusive, foi legalizado pelo saudoso ex-prefeito Jadiel Mascarenhas, pai de Ricardo. “Estamos aqui para melhorar a vida, para realizar o grande sonho dessa comunidade, que era essa creche que vai abrigar 120 crianças. Já colocamos calçamento aqui na Alameda das Umburanas e agora as obras da creche começam hoje. Em seis meses entregaremos para a comunidade”, afirmou o prefeito.

Desde o início da gestão, o bairro Alameda das Umburanas tem recebido melhorias de infraestrutura, como calçamento de ruas e rede de esgoto, que estão impactando, diretamente, na autoestima e qualidade de vida das pessoas que vivem lá. Até o início do próximo ano, a primeira creche estará funcionando, reforçando ainda mais o compromisso da administração municipal.

“Adorei a iniciativa do prefeito Ricardo, tenho um filho de um ano que daqui mais um tempo vai precisar da creche para eu poder trabalhar e ajudar meu marido nas despesas da casa”, declarou Adélia Miranda da Silva (16). Já a senhora Noélia Santa de Freitas (31), mãe de três filhos (4, 3, 1), em idade de creche, estava vibrando com a obra. “Tomara que seja inaugurada logo, só assim vou ter onde deixar meus filhos pois estou doida para trabalhar e não tenho quem fica com eles. Eu trabalho em serviços gerais”, completou Noélia.

Com mais esta ação, Itaberaba avança decisivamente nas políticas de garantias dos direitos de crianças e adolescentes, com atenção especial à primeira infância — com idades entre 0 e 6 anos — em todo o município. Itaberaba aderiu à edição 2017/2020 do Selo Unicef, assumindo, desde então, o compromisso de manter como prioridade a agenda de políticas públicas pela infância e adolescência.

O nome do evento, ‘Quinta do Bem’, tem o propósito de a cada quinta-feira da semana o prefeito Ricardo se reunir com a população em um bairro, ou localidade da zona rural do município. O objetivo é prestar contas à população das ações, obras e projetos implantados em sua administração e anunciar os novos. É bom ficar ligado na ‘Quinta do Bem’, a semana que vem, tem mais, e sua comunidade pode ser a próxima a ser beneficiada.

Jornal da Chapada

Veja vídeo divulgado pelo prefeito em rede social

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas