![](https://jornaldachapada.com.br/wp-content/uploads/2019/08/minduca3-copy.jpg)
Após viralizar nas redes sociais por causa da aparência, o mascote ‘Minduca’ será mantido na próxima edição de uma feira realizada em Jaboticabal (SP), para promover o amendoim. Para a organização, as várias interpretações dos internautas para a forma do mascote deram mais projeção ao evento. Conhecida como capital do amendoim no estado de São Paulo, a cidade sediou, há pouco mais de dez dias, um encontro nacional para que produtores, empresas e entidades discutissem o setor.
A imagem de Minduca que rodou as redes sociais foi feita durante o encontro. Houve quem atribuísse a ele a aparência de abobrinha, batata, mas a maioria dos memes brincava com o aspecto fálico do mascote. “A princípio, nós pensamos: ‘poxa, mas que coisa! A gente faz uma feira tão bonita e o pessoal acaba fazendo esse tipo de brincadeira’. Ficamos um pouco assustados. Mas, quando o negócio foi percorrendo as redes sociais, percebemos que ele tomou uma proporção de divulgação para a gente, para o evento”, diz Sérgio de Souza Nakagi, presidente da comissão organizadora.
![](https://jornaldachapada.com.br/wp-content/uploads/2019/08/minduca1.jpg)
Expectativa x Realidade
O desenho do Minduca foi desenvolvido por uma agência de comunicação em Jaboticabal, a pedido da comissão. Mas o resultado final não correspondeu à expectativa dos idealizadores. “A gente propôs toda identidade visual da feira, todas as peças. A comissão foi contratando os vários fornecedores. Quando o mascote ficou pronto é que a gente viu que não parecia o desenho que a gente fez, não tinha cara de amendoim. Cada um falava uma coisa”, afirma a assessora de comunicação Regiane Alves.
Como o recurso para o boneco já havia sido gasto, a decisão foi por manter o mascote, mesmo destoando do amendoim. “Ele parecia uma abobrinha. Abobrinha pra amendoim ainda está bem distante. Você olhando ele de frente, ele é um simpático mascote, ele é bonitinho, sorrindo, uma expressão alegre. Só que a foto de costas ficou com uma conotação diferente. Ainda colocaram uma faixinha, aí piorou. Por mais que você vá querer consertar, não vai mudar”, afirma Nakagi.
![](https://jornaldachapada.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Desenho-original-do-Minduca-mascote-da-Feira-Nacional-do-Amendoim-em-Jaboticabal-SP-Foto-Neomarc-Comunicação.jpg)
Bombando
Um dos posts que viralizou tem mais de 7 mil curtidas e 3 mil compartilhamentos em uma rede social. “Eu rindo que até me engasguei”, escreveu uma internauta. “Meia-noite, eu precisando dormir e me deparo com isso e agora não consigo parar de rir”, postou outro usuário. De acordo com Nakagi, os memes proporcionaram à feira uma visibilidade não calculada e fizeram ela ficar conhecida em lugares inesperados, como cidades de Mato Grosso e Goiás. O clima de apreensão foi substituído pelo de descontração.
“Claro que houve comentários de todos os tipos, mas teve muitas brincadeiras. A surpresa inicial foi substituída por um movimento muito grande porque as pessoas queriam fazer foto e as pessoas que chegavam à feira queriam tirar foto. As pessoas passaram a se divertir”. Sérgio nem imagina quem seja o autor da foto que viralizou, mas garante que o Minduca será mantido para a próxima edição, em agosto de 2020. “Quem sabe na próxima edição o pessoal não queira vir conhecer o Minduca, né?”.
![](https://jornaldachapada.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Mascote-de-feira-em-Jaboticabal-SP-Minduca-viralizou-nas-redes-sociais-Foto-Reprodução-Facebook.jpg)
Próxima feira
O cultivo do amendoim é considerado a segunda maior atividade econômica da região de Ribeirão Preto, perdendo apenas para a cana-de-açúcar. No Brasil, são produzidos 501 mil toneladas de amendoim casca por ano – 477 mil toneladas só em São Paulo, o que representa 95% do total. “A feira deve crescer. É um momento de promoção do negócio amendoim e a gente quer que as pessoas, a população da região conheçam, saibam da importância da cultura para o município. A ideia é fazer a promoção. As informações são do G1.