CidadesCuriosidadesMenu PrincipalSaúde
Trending

#Bahia: Governo alerta trade turístico baiano para vacinação dos profissionais contra o sarampo

Localidades como Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, dentre outras, devem intensificar as ações de vigilância

Os secretários estaduais Fábio Vilas-Boas (Saúde) e Fausto Franco (Turismo) se reuniram na noite da última segunda-feira (16), com o trade turístico baiano a fim de sensibilizar o setor para ampliar a cobertura vacinal contra o sarampo dos profissionais que atuam no segmento, sobretudo, nas cidades turísticas.

De acordo com Vilas-Boas, a intenção é criar um bloqueio vacinal e reduzir a chance da população baiana ser infectada, visto que todos os quatro casos de sarampo na Bahia são importados, sendo três de São Paulo e um da Espanha. Assim, localidades como Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, dentre outras, devem intensificar as ações de vigilância.

O secretário de Saúde diz que todos os quatro casos de sarampo na Bahia são importados, sendo três de São Paulo e um da Espanha | FOTO: Divulgação/Sesab |

“O trade turístico, por sua vez, deve solicitar que os profissionais do segmento de bares, hotéis, restaurantes, receptivos, agências de viagens, dentre outros, verifiquem a sua condição vacinal, pois a Bahia recebe um Intenso fluxo de turistas e 99% dos casos confirmados de sarampo no Brasil são de paulistas”, afirma.

O secretário de Turismo, Fausto Franco, alerta que “esta medida de sensibilização é necessária, visto que a cidade de Porto Seguro receberá um grande número de turistas em outubro devido a Semana do Saco Cheio, que é um festejo tradicional”, diz.

Já o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Roberto Duran, destaca que o setor disseminará esta informação entre as entidades e está à disposição para auxiliar na mobilização do segmento.

Estiveram presentes no encontro representantes da Associação brasileira de Agencias de Viagem (ABAV- Bahia), Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH – Bahia), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), Salvador Destination, dentre outros sindicatos do setor. As informações são de assessoria.

Confira abaixo o esquema vacinal por idade, orientado pelo Ministério da Saúde, de acordo com o atual cenário epidemiológico.

De 6 a 11 meses
O bebê deve receber a dose zero da vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Aos 12 meses
Receber a 1ª dose de rotina da vacina Tríplice Viral.

Aos 15 meses
Receber a 2ª dose de rotina da vacina Tríplice Viral.

1 a 29 anos
Caso não tenha sido vacinado anteriormente, deve receber duas doses da vacina Tríplice Viral, com intervalo de 30 dias.

30 a 49 anos
Caso não tenha sido vacinado anteriormente, deve receber uma dose da vacina Tríplice Viral.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Pular para a barra de ferramentas