Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Campanha de vacinação contra sarampo acontece em Itaberaba durante o mês de outubro

Os testes da vacina contra o novo coronavírus foram completados, conforme o ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko. | FOTO: Divulgação |

A partir desta segunda-feira (7) começa a Campanha de Vacinação contra o Sarampo em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município de Itaberaba, na Chapada Diamantina.

A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, vacinará crianças com idades que vão de 6 meses aos menores de 5 anos, até o dia 29 de outubro.

Pais e responsáveis devem levar as crianças nas unidades de saúde munidos com a Caderneta Nacional de Vacinação. Segundo a coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Aline Negrão, “a partir do dia 9, uma equipe de vacinação vai percorrer, diariamente, todas as localidades rurais para que nenhuma criança fique sem receber a sua dose”.

“A cada dia, vamos visitar quatro localidades diferentes”, afirmou a coordenadora. Ela informou ainda que a campanha acontece em caráter extraordinário, por conta dos casos confirmados da doença na Bahia.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que os casos de sarampo estão surgindo em níveis alarmantes no mundo. Muitos países estão em meio a surtos consideráveis de sarampo em 2019.

O sarampo é uma das doenças mais contagiosas do mundo, com potencial para ser extremamente grave, afetando principalmente crianças menores de 5 anos de idade, especialmente as mal nutridas e bebês não-vacinados.

Os casos da doença no Brasil também aumentaram desde o ano passado. Na Bahia, oito casos de sarampo foram confirmados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no começo de outubro, sendo sete em Santo Amaro e um em Jacobina, conforme informado em Alerta Epidemiológico e Nota Técnica para a intensificação das ações preventivas para controle da disseminação do sarampo. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas