Chapada: Dia D de vacinação contra sarampo e pólio será neste sábado em Itaberaba

Postado em ago 15 2018 - 6:59pm por Jornal da Chapada

O Ministério da Saúde diz que esse tipo de campanha, que inclui o reforço da dose, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista | FOTO: Divulgação |

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite, que começou no último dia 6 de agosto e vai até o final deste mês, realiza neste sábado (18) o seu Dia D de mobilização. Em Itaberaba, na Chapada Diamantina, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão funcionando das 8h às 17h para imunizar crianças com idades entre 1 ano a menores de 5. Na cidade, são 10 postos de vacinação o que inclui as UBS’s da Urbis, do Caititu, do Bairro São João, do Oriente, da RM, do Barro Vermelho, do Jardim das Palmeiras, da Concic, do Conjunto Vida Nova Itaberaba (Predinhos) e do Centro.

Na zona rural, as unidades da Vila São Vicente, de Guaribas e de Santa Quitéria estarão funcionando no Dia D. Segundo o Ministério da Saúde, esse tipo de campanha, que inclui o reforço da dose, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista. Neste ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante, dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite. A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sarampo e pólio
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, e é transmitida pela fala, tosse e ou espirro. É extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano.

Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos. Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o certificado de eliminação da circulação do vírus. Atualmente, entretanto, o país enfrenta surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas, além de casos já identificados em São Paulo, no Rio Grande do Sul, em Rondônia e no Rio de Janeiro.

A pólio é causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. As informações são da Secom.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.