Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia tem maior redução em crimes a instituições financeiras, apontam dados da SSP

Em relação ao ano de 2018 também há decréscimo nesta modalidade de crime | FOTO: Arquivo/Divulgação |

A Bahia alcançou a menor média mensal de ataques a bancos em 2019, em relação aos últimos seis anos. A pontuação de casos por mês, que era 22,3 em 2013, caiu para 4,4 este ano. Isso graças ao trabalho integrado entre as forças de segurança estadual. A desarticulação de quadrilhas especializadas, durante operações conjuntas entre as polícias Militar e Civil, auxiliou para que este resultado fosse alcançado.

Na última grande operação, 11 bandidos integrantes de um grupo criminoso que atuava no sudoeste baiano foram encontrados em Minas Gerais, durante a Operação Divisa Livre, realizada pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte, Rondas Especiais (Rondesp) Central, Comando de Policiamento Regional Central com apoio da Polícia Federal e a Polícia Militar de MG. Nesta ação foram retirados de circulação seis fuzis, 100 kg de explosivos, quatro carros clonados, além de outras armas e materiais de crimes.

Segundo o comandante de Operações da PM, coronel Humberto Sturaro, as equipes de policiamento especializado estão continuamente alinhadas e treinadas para ações deste tipo. “Mantemos o efetivo capacitado e constantemente desenvolvendo operações de combate aos crimes contra instituições financeiras. Esta é mais uma demonstração da união das polícias estadual e federal no trabalho repressivo e preventivo”, disse.

O titular do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), delegado Marcelo Sansão, destacou que o trabalho em rede é o grande diferencial da segurança da Bahia. “Sempre estamos atuando em parceria não só com as nossas forças, quanto com a PF e PM de outros estados. Isso facilita na identificação dos autores de crimes que migram para outras regiões. Tudo isso tem sido muito útil para o trabalho de inteligência”.

Em relação ao ano de 2018 também há decréscimo nesta modalidade de crime. De janeiro a setembro deste ano, o estado apresentou queda de 21,6% nas ocorrências tentadas e consumadas a instituições financeiras, totalizando 11 casos a menos que o mesmo período do ano passado, passando de 51 em 2018, para 40 este ano.

“Parabenizo as equipes que estão sempre prontas para qualquer situação. Todo mundo ganha, tanto a população, quanto nós, que vivemos em prol de um trabalho bem feito”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Maurício Tele Barbosa. As informações são de assessoria.

Leia também

Oito homens morrem em operação conjunta e contínua da polícia da Bahia em região de Minas Gerais

Polícia captura em MG os dois últimos integrantes de quadrilha que pretendia roubar bancos na Bahia

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas