Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ciclo de palestras e oficinas em Lençóis amplia debate sobre microempreendedor individual

De acordo com dados, foram 12 horas de capacitação, informação, trocas de experiências e contatos empresariais | FOTO: Divulgação |

A Associação Comercial, Empresarial, Industrial, Agrícola e de Serviços de Lençóis (Acel), na Chapada Diamantina, realizou um ciclo de palestras, workshop e rodada de negócios para celebrar o Dia do Microempreendedor Individual (MEI) e o Empreendedorismo na última semana. Para os organizadores, o evento, que foi realizado no Senac Lençóis, foi um sucesso. Foram três dias de atividades, por lá circularam mais de 60 empresários e empreendedores locais dos mais variados segmentos. De acordo com dados, foram 12 horas de capacitação, informação, trocas de experiências e contatos empresariais.

Na quarta-feira (2), a abertura ficou por conta da Acel e do Senac Lençóis com breves apresentações de ambas instituições. Logo após, a equipe empresarial da Caixa Econômica Federal, agência Seabra, e o superintendente regional Norte da Bahia, Anderson M. Mota Oliveira, apresentaram a operação de crédito Fundo Geral do Turismo (Fungetur). A operação tem como objetivo financiar projetos de investimento para fomentar e promover melhorias em empreendimentos turísticos, por meio de modernização, reforma, ampliação e aquisição de máquinas e equipamentos novos com taxas de juros a partir de 8,19% ao ano.

O Fungetur é destinado a empresas de qualquer porte, mas preferencialmente aos segmentos Micro, Pequenas e Médias Empresas, com faturamento há mais de 36 meses consecutivos e que tenham Cadastur. A equipe também realizou visitas comerciais às empresas de Lençóis. Após um breve intervalo, o presidente da Associação Geoparque Serra do Sincorá, Renato Azevedo, apresentou os principais objetivos do Geoparque e seu trabalho para conservação do patrimônio natural. Eles dão ênfase ao geológico, com educação para visitantes e comunidade em Ciências da Terra, Meio Ambiente e a promoção do Geoturismo, este último como forma de gerar renda, promover o desenvolvimento territorial e fortalecer o empreendedorismo.

Confira fotos

1 / 6

Em seguida o empreendedor e mestre em Geociências e Meio Ambiente, Rodrigo Valle Cézar, realizou a palestra “História Natural da Chapada Diamantina”, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a dinâmica da história natural da Chapada e os processos de sua formação geológica de forma bastante didática e com linguagem popular. Os conceitos geológicos são muito complexos, e segundo Rodrigo, sua intenção não é de simplesmente explicar estes conceitos, mas fazê-los compreensíveis a todas as pessoas. Na quinta-feira (3) quem iniciou as atividades foi a presidente da Acel, Laura Garcia, apresentando “Benefícios do MEI”.

Ela quis familiarizar os pequenos empreendedores com aspectos importantes de se formalizar, e seus direitos e obrigações para manter-se formalizado e usufruir dos benefícios. Após o intervalo o músico, agitador e produtor cultural, Irmão Carlos Psicofunk, realizou o workshop “Como levar seu trabalho mais longe”, que atendeu tanto os músicos e artistas locais, quanto aos pequenos empreendedores. Os participantes receberam dicas de apresentação, de imagem pessoal, publicidade criativa, além de dicas para se destacar e vender mais através das redes sociais.

Na sexta-feira (4) foi novamente a vez da presidente da Acel apresentar e debater com os presentes a atuação da associação no encontro com os Secretários Estaduais e no Fórum Conectur. Foram debatidos os temas de políticas públicas para o turismo, empreendedorismo, participação social e união empresarial. Entre as atividades ocorreram sorteios de brindes dos parceiros Natursense; Casa da Geleia; D&I Variedades; Casa da Moda; Hotel de Lençóis; Cervejaria Chapada; Guia Chapada Diamantina, Empório Lençóis, além de discos e camisetas do músico Irmão Carlos Psicofunk e diversos livros do Senac e Caminhos do Brasil. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Leia também

Chapada: Lençóis celebra ‘Dia do Microempreendedor Individual’ com ações para profissionais

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas