Na Bahia, este ano está sendo o melhor para o turismo desde 2014. Em agosto, o índice referente às atividades de serviços relacionadas ao setor cresceu 2,8%, enquanto no Brasil foi negativo (-2,9%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que constatou ainda o resultado positivo para a Bahia (0,9%) e negativo nacionalmente (-4,2%) em julho.
Com os índices de agosto, as atividades de serviço ligadas ao turismo na Bahia mantiveram o desempenho positivo no acumulado de 2019 (2,3%) e nos últimos 12 meses (2,5%). Considerando esses dois índices, o turismo no estado tem o melhor ano desde 2014, quando, em agosto, as variações eram 10,8% e 9,0%, respectivamente.
De acordo com o secretário do Turismo, Fausto Franco, que está em Roma para acompanhar a cerimônia de canonização de Irmã Dulce, esse crescimento se deve ao trabalho efetivo do Governo do Estado para qualificar os serviços turísticos e promover o destino. “Este ano, a Bahia esteve nas principais feiras nacionais e internacionais”, disse.
O secretário acrescentou que, além da participação nas feiras, a área de promoção da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) percorreu diversos estados com road show, workshop e capacitação, direcionados a agentes e operadores de viagem, com vistas a promover o destino.
Feiras nacionais e internacionais
Ao todo, até o fim do ano, serão 22 feiras com a presença da Bahia. Entre as nacionais, destaque para 46ª edição da ABAV em São Paulo; 12º Salão de Turismo da ABAV em Minas Gerais; 22ª Feira de Turismo de Ribeirão Preto; 24º Salão Paranaense de Turismo; Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, dentre outras.
Já entre as internacionais estão The New York Travel Show (Nova Iorque-EUA); ITB, em Berlim (Alemanha); Fitur, em Madri (Espanha); FIT, em Buenos Aires (Argentina); Feira de Viagens, em Lisboa (Portugal); BNT Mercosul, em Santa Catarina; e WTM, em Londres. As informações são de assessoria.