Equipes da prefeitura de Lauro de Freitas, que atuam na contenção e limpeza das praias, identificaram o aparecimento de mais manchas de óleo na região de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS). As manchas foram registradas nas imediações da Barraca Odoya na manhã desta quarta-feira (16). O material apareceu com a maré baixa e foi recolhido pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Até o momento não foram identificadas manchas nas praias de Buraquinho e Ipitanga.
Desde o aparecimento das primeiras manchas na última sexta-feira (11), esta é a maior quantidade que chegou às praias do município, no entanto, ainda muito inferior ao que tem chegado a outros municípios que também estão sendo atingidos. As equipes da Sesp e Semarh continuam de prontidão e divulgarão esta semana um balanço da quantidade de óleo retirada das praias do município.
As equipes responsáveis pelo monitoramento e remoção das manchas de óleo utilizam luvas, botas e máscara. As defesas civis do município e do estado e salva-vidas também estão monitorando as praias. Os banhistas estão sendo orientados a não tocarem na substância nem enterrá-la.
Caso identifiquem alguma mancha, a orientação é avisar imediatamente aos órgãos responsáveis nos seguintes telefones: Semarh: (71) 3369-9134; CIMU PMLF 24h 156; Ibama: (71) 3172-1650, Corpo de Bombeiros 193 e Polícia Ambiental 190. As informações são de assessoria.