Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Incêndio florestal que atingia comunidade em Nova Redenção é controlado

Um incêndio florestal na comunidade Peruca, no município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, foi identificado na tarde da última terça-feira (15) e assustou os moradores. No entanto, com o apoio dos bombeiros civis, dos brigadistas da base do Assentamento Rosely Nunes e populares o fogo foi controlado.

“O incêndio começou por volta das 16h e foi controlado às 17h35”, contou o secretário Édipo Moura, da pasta da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Juventude do município. Com a proximidade do verão e o vento peculiar da primavera os incêndios na zona rural dos municípios da Chapada tendem a aumentar.

A guarnição conta com a parceria da prefeitura municipal de Nova Redenção | FOTO: Divulgação |

A rapidez na contenção da queimada deve-se a criação do grupamento de Bombeiros Civis de Nova Redenção. A guarnição conta com a parceria da prefeitura municipal de Nova Redenção, pois ainda não foi implantada, as atividades são em regime voluntário.

No entanto, há um Projeto de Lei para ser encaminhada para a Câmara Municipal de Vereadores para implantação do Corpo de Bombeiros na administração ‘Governo da Reconstrução’, da prefeita Guilma Soares (PT). Aliás, vários municípios da Chapada hoje têm sua brigada como forma de ajudar, efetivamente, no controle de queimadas, como aconteceu nesse caso.

“A atuação da brigada de bombeiros civis pela foi imprescindível para o combate dessa terça. Além de impedir que o fogo se alastrasse trazendo prejuízos a comunidade, ainda salvamos o meio ambiente”, declara o bombeiro civil Robson Alves dos Santos.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas