CidadesCuriosidadesEsportesMenu PrincipalTop
Trending

#Chapada: Incêndio no Parque Nacional é extinto graças ao empenho de bombeiros e brigadistas voluntários em Lençóis

Cerca de 100 voluntários, inclusive do município de Nova Redenção, se deslocaram para o local para ajudar no combate ao incêndio na Serra da Mandassaia.

O incêndio florestal que teve início na última terça-feira (23) e atingiu o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), foi controlado e extinto integralmente na quinta-feira (25) graças ao empenho dos brigadistas voluntários e bombeiros civis e militares da região. Segundo informações, os primeiros focos de incêndio foram identificados na região da Serra do Mandassaia, em Lençóis.

Cerca de 100 brigadistas voluntários e bombeiros civis e militares se deslocaram para o local, se juntando em uma força tarefa para realizar o rescaldo da área e, devido aos esforços, as chamas foram extintas. Atuaram no combate ao incêndio, voluntários da Brigada de Guerreiros da Chapada, do município de Nova Redenção, a Brigada dos Anjos da Chapada, de Seabra, e brigadistas do ICMBio de Paulo Afonso, além da Bral, BVL de Lençóis e outros grupos.

De acordo com o brigadista Robson Alves dos Santos (BC dos Santos), de 43 anos, de Nova Redenção, oito voluntários da Brigada Guerreiro da Chapada no comando de José Raimundo (Bae), se deslocaram com poucos equipamentos e muita bravura para ajudar no combate ao incêndio. “As brigadas com todas as dificuldades são carentes de equipamentos, mas com a união de três grupos compartilhamos de tudo um pouco, soprador, moto serra, facão, enxadas, bombas costais, foices, abafadores e etc…”, ressalta Robson.

Um alojamento improvisado foi montado em uma creche do município de Lençóis para funcionar como ponto de apoio e de descanso para os envolvidos na ação (veja aqui). Além das pessoas que atuam diretamente no combate e planejando, cerca de 30 voluntários se revezaram para apoiar os brigadistas e bombeiros, preparando lanches e refeições que foram feitos com alimentos doados por moradores e entidades da região.

“A nossa vigilância é constante em relação ao Parque Nacional da Chapada Diamantina, e bom zelo pela nossa biodiversidade é a nossa marca registrada, que o nosso exemplo de bravura seja seguido por novas gerações e a gratidão a Deus por mais uma missão realizada com sucesso”, declara o brigadista BC dos Santos, finalizando sua fala.

Jornal da Chapada

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios