Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesMenu PrincipalSaúde
Trending

#Bahia: Óleo é encontrado por pesquisadores da Ufba em aparelhos digestivos e respiratórios de peixes e mariscos

38 animais, incluindo moluscos e crustáceos, foram recolhidos para a pesquisa, no último final de semana, e todos eles apresentaram óleo no corpo.

Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) encontraram vestígios do óleo que atinge o litoral do Nordeste do país nos aparelhos digestivos e respiratórios de peixes e mariscos recolhidos em locais atingidos pela substância. Os animais estavam nas localidades de Praia do Forte, Itacimirim e Guarajuba, no litoral baiano.

Os dados foram divulgados na última quinta (24) pelo professor e pesquisador Francisco Kelmo, diretor do Instituto de Biologia (Ibio) da Ufba, que está à frente do estudo. Ao portal G1, o professor contou que 38 animais, incluindo moluscos e crustáceos, foram recolhidos para a pesquisa, no último final de semana. Todos eles apresentaram óleo no corpo.

Embora ainda não seja possível dizer se a carga de óleo é contaminada, os pesquisadores orientam a população a não se alimentar com animais de áreas afetadas pela substância, por precaução. Outros 12 animais capturados na mesma região ainda estão sob análise

“A gente recomenda à população que evite o consumo de peixes e mariscos vindos, especialmente, das praias que sofreram o impacto pelo óleo. Siri, caranguejo, camarão, polvo, mexilhões, ostras, todos esses animais analisados aqui no instituto e nós detectamos a presença de óleo no interior do corpo desses animais. Nós encontramos peixes também, peixes que continham resíduos de óleo no seu sistema respiratório”, disse Kelmo. Com informações do G1.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios