Todos os alunos do 5° e 9° ano da Rede Municipal de Lençóis passaram pela prova que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nesta terça-feira (29). O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos.
Ele é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o país, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
O município de Lençóis apresenta o Ideb de 4.7 no 5° ano, ultrapassando a meta prevista para 2019, e 3,6 no 9° ano. Segundo a administração “Do jeito que o povo quer”, foi pensando em melhorar o aprendizado e, consequentemente, elevar esses índices, que foram realizados diversos investimentos em leitura e matemática em todas as escolas da rede municipal. Jornal da Chapada com informações de assessoria.