Ícone do site Jornal da Chapada

#Tragédia: Grande quantidade de óleo bruto é encontrada na praia baiana de Pratigi

O local atingido fica afastado cerca de 10km de onde vive a comunidade do Pratigi | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Mais uma praia baiana teve registro do óleo cru que atinge o litoral nordestino há mais de um mês. Desta vez, na última segunda-feira (28), o material poluente foi encontrado na praia de Pratigi, localizada no município de Ituberá, onde acontece uma das festas de Réveillon mais famosas do país, o ‘Universo Paralello’. Na cidade vizinha de Canavieiras, também houve registro do resíduo, mas em pequena quantidade.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram voluntários retirando da faixa de areia as manchas que apareceram em Pratigi. A assessoria de comunicação da prefeitura informou que um grupo de 50 pessoas, a maior parte voluntários, equipes da prefeitura e funcionários de fazendas próximas atuaram na limpeza e que foram foram retirados cerca de 2 mil quilos de óleo.

Ainda conforme a prefeitura, o material recolhido da areia foi colocado em um local improvisado na própria praia, para evitar a contaminação e que o local atingido fica afastado cerca de 10 quilômetros de onde vive a comunidade do Pratigi.

Una registra manchas
A cidade de Una, no sul da Bahia, também registrou aparição das manchas de óleo na segunda, aumentando para 19 o número de municípios contaminados no estado. As manchas chegaram também na foz do Rio Itapicuru, no município de Conde – que tem outros locais afetados, e na Praia dos Gringos, em Maraú.

Além disso, as praias de Moreré (distrito de Boipeba), em Cairu e Algodões, em Maraú, ambas no baixo sul da Bahia, tiveram novas placas da contaminação, depois de já terem sido limpas. Em Una, a praia atingida foi a de Comandatuba.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), pescadores encontraram cerca de 40 kg do óleo flutuando no local e retiraram. Outra mancha também foi encontrada na areia da praia, e retirada por um hotel que fica na região. Jornal da Chapada com informações de G1BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas