CidadesCuriosidadesEducaçãoMenu Principal
Trending

Chapada: Comitiva de Itaberaba participa dos debates sobre formação continuada em Salvador

A primeira edição do evento tem foco no Ensino Fundamental II, que vai do 6º ao 9º ano.

Começou na última terça (29) e segue até esta quarta (30), o primeiro encontro de Formação Continuada em Regime de Colaboração, que reúne secretários municipais de educação e equipes técnicas e pedagógicas de 185 cidades da Bahia. Entre os municípios do Território Piemonte do Paraguaçu, destaque para a comitiva de Itaberaba composta pela nova diretora do NTE 14 (com sede em Itaberaba), a pedagoga Valdeci Silva Carvalho, e a equipe da Secretaria Municipal de Educação da administração ‘Cidade de Todos’ do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), liderada pela titular Nogma Britto. Durante o evento, palestras e oficinas são realizadas no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, promovidas pela Secretaria da Educação do Estado, da União dos Municípios da Bahia (UPB) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA) representada pelo presidente Wiliames Panfile Santos Brandão.

“Não conseguimos dar conta sozinhos da nossa educação. Nós compreendemos muito bem o papel da boa relação que tem que existir para um bom regime de colaboração, que é a relação entre os entes que executam o processo de educação. A Secretaria de Educação do Estado, as secretarias municipais, os conselhos municipais, as universidades estaduais, federais, particulares, o Fórum e o Conselho estadual. Tudo isso forma um grande complexo que é o Sistema Estadual, suas leis e programas. Nós queremos fortalecê-lo e não tem como fazer isso sem se encontrar, dialogar e planejar nossas ações”, afirmou o secretário da Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

A primeira edição do evento tem foco no Ensino Fundamental II, que vai do 6º ao 9º ano. “É um ciclo da educação que está precisando de muita ajuda e que nós precisamos de muita força para avançar nos resultados. Esse encontro com as equipes técnicas tem a finalidade de darmos início a uma escrita conjunta com os municípios de um plano de formação continuada que ajude bastante ao Fundamental II”, explicou a diretora geral do IAT, Cybele Amado.

“O nosso entendimento é o mesmo do secretário Jerônimo, ou seja, não fazemos educação sozinhos, é fundamental o regime de colaboração. É por isso que estamos hoje aqui nessa formação continuada que nos oportuniza atualizar as práticas pedagógicas e melhorar os índices da educação. E essa colaboração vai ajudar a educação de Itaberaba e de todo estado. Unidos vamos realmente de encontro aos baixos índices educacionais’, declarou por telefone a secretária Nogma Britto.

Além dos trabalhos voltados para a formação continuada, o encontro – que foi aberto com a Orquestra de Violões do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, de Miguel Calmon, contou com a participação da superintendente de Políticas para a Educação Básica (Suped), Manuelita Brito, que apresentou a programação para as formações da Base Nacional Curricular Comum e a palestra do professor e assessor especial da SEC, Paulo Gabriel Nasciff. Os municípios que ainda não realizaram a adesão para a Formação Continuada poderão fazer a partir do dia 31 de outubro, por meio do preenchimento do Termo de Adesão que estará disponível no Portal da Educação.

Jornal da Chapada

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Pular para a barra de ferramentas