Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Maviael Melo é o curador da primeira edição da Festa Literária de Uauá

Maviael Melo é poeta, cantador e pedagogo em formação | FOTO: Divulgação |

Poeta, cantador e pedagogo em formação Maviael Melo é o curador da primeira edição da Festa Literária de Uauá (Fliu), programada para os dias 14, 15 e 16 de novembro. O evento vai reunir autores representativos da literatura regional e nacional no Sertão Baiano. Além da curadoria, Melo participará ativamente da Fliu 2019. Pernambucano de Iguaraci e morador de Salvador desde 2005, o cidadão Uauaense desde 2017, na quinta-feira, dia 14 de novembro, fará a mediação da mesa temática ‘Dois dedos de prosa e um tanto de poesia’ e no sábado, 16 de novembro, participa do ‘Encontro de Cantadores Homenageia Raymundo Sodré’.

Apaixonado por poesia e cordel, viaja Brasil afora apresentando a sua arte, aprendendo, ensinando e produzindo. Também ministra oficinas de cordel e construção poética para professores, educadores e alunos, mostrando como a arte pode ser uma importante ferramenta pedagógica. Maviael tem vasta experiência em curadoria de festas literárias e eventos do tipo, como, por exemplo, as quatro edições do Edu Cordel – Encontro de Educação e Cordel, realizado nas cidades de Juazeiro, Petrolina e Nova Redenção, projeto premiado pelo MINC nos anos de 2011, 2013 e 2017; a curadoria do Cordelizando em três edições realizadas na Caixa Cultural de Salvador, além de ser o produtor e curador do Encontro de Cantadores no Pelô.

Sua obra, recheada por canções, contos, poesias e cordéis, reflete, entre outras coisas, sobre os cuidados com a água, a terra, o planeta e o ser. Toda sua caminhada revela essa forte característica de artista em seu “meio e ambiente”. Por conta disso, é sempre convidado a participar de eventos e produções sobre essa temática, a exemplo da participação no DVD Ética e Ecologia, do teólogo e ambientalista Leonardo Boff, no qual assina parte da trilha sonora.

Seu trabalho ainda conta com a autoria do Cordel das Águas, publicação com mais de cem mil cópias distribuídas nas escolas públicas de todo o Estado da Bahia, lançado também em Pernambuco, Minas Gerais, e em Belém do Pará, no Fórum Social Mundial em janeiro de 2009. Além dos encontros entre os autores e o público, haverá na Fliu shows musicais com artistas locais e nacionais, teatro, oficinas, artes visuais, filmes e uma ampla programação infantil carinhosamente batizada de Fliuzinha.

A Fliu é uma realização da Uauá projetos criativos e da Prefeitura de Uauá, idealizada por Mercia Beatriz com coordenação e produção de Ellen Ferreira, Lorena Ribeiro e Antônio Nikiel, com curadoria de Maviael Melo. O evento tem o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Secretaria de Educação, da Fundação Pedro Calmon e da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), além do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC) e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas