Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Incêndio em Rio de Contas atinge mais de mil hectares e continua a destruir vegetação após uma semana

Depois de quase uma semana, incêndio ainda não foi controlado na cidade chapadeira | FOTO: Divulgação |

Diferentes pontos de vegetação do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, seguem com focos de incêndio nesta segunda-feira (4), quase uma semana após o surgimento das primeiras chamas na região. O local afetado fica na Serra das Almas. Na região, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do estado, existem nascentes importantes.

Segundo os bombeiros, a área é de difícil acesso, o que dificulta o combate ao fogo. Os bombeiros e voluntários estão sendo levados ao terreno por helicóptero. Atualmente, conforme os bombeiros militares, 23 bombeiros atuam na região, com a colaboração de cerca de 10 brigadistas da cidade, contabilizando cerca de 33 combatentes.

De acordo com os bombeiros militares, além dos agentes, quatro aviões do tipo AirTractor contratados pelo programa Bahia Sem Fogo permanecem lançando água para auxiliar no combate.

Mais informações
Até o momento, o incêndio florestal que atinge Rio de Contas já ultrapassou os mil hectares de área atingida. A atuação de combate ao fogo continua com 21 bombeiros especialistas no combate a incêndios florestais, 11 brigadistas voluntários e três militares do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), além da atuações de prefeituras de Rio de Contas e Abaíra, que teve também área atingida pelas chamas.

No último sábado (2), o secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, realizou um sobrevoo por toda a área atingida e se reuniu com as equipes de combate para planejar novas ações de controle dos incêndios. De acordo com a equipe de combate, houve uma redução da ação do fogo nas áreas de vegetação onde os esforços foram empregados.

Os combates contam com o suporte técnico, operacional e logístico do Programa Bahia Sem Fogo | FOTO: Divulgação |

Os bombeiros e brigadistas contam com o suporte técnico, operacional e logístico do Programa Bahia Sem Fogo, que empregou quatro aeronaves do tipo Air Tractor, com o lançamento direto de água sobre o fogo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a área atingida em Rio de Contas, que equivale, aproximadamente a mil campos de futebol, é de difícil acesso, o que dificulta o combate ao fogo, que já chegou à Serra das Almas.

Também na região do Pico do Barbado, no município de Abaíra, foram encaminhados brigadistas e bombeiros para atuação, avaliação e monitoramento de áreas já combatidas. Jornal da Chapada com informações dos site G1 e A Tarde Online.

Leia também

Chapada: Incêndios florestais são avaliados por secretário após sobrevoo em áreas afetadas

Chapada: Governo informa que bombeiros e brigadistas seguem no combate a incêndio em Rio de Contas

Corpo de Bombeiros participa de Comitê Nacional de Proteção Contra Incêndios Florestais

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas