Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeito de Itaberaba fala em trabalho e responsabilidade após ter contas aprovadas pelo TCM

O prefeito de Itaberaba Ricardo Mascarenhas | FOTO: Jornal da Chapada |

As contas relativas ao exercício financeiro de 2018 da gestão do prefeito do município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, Ricardo Mascarenhas (PP), foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), durante sessão nesta quarta-feira (13). Em contato com o Jornal da Chapada, o gestor falou em trabalho e responsabilidade, além de ter destacado a atuação da equipe técnica da prefeitura chapadeira.

“Quando se trabalha com responsabilidade e transparência o resultado é esse. E a equipe da nossa administração traz essa meta desde do primeiro dia de janeiro de 2017. Esta era uma das grandes missões que nós tínhamos ao assumir a administração municipal: colocar a nossa cidade e a prefeitura no rumo da seriedade, da responsabilidade, dos compromissos com as leis que regem uma boa gestão administrativa”, destaca o gestor.

A aprovação no TCM das contas da administração ‘Cidade de Todos’ foi subscrita pelo Conselheiro Fernando Vita. Segundo o relatório do tribunal, o prefeito Ricardo Mascarenhas respeitou todos os índices constitucionais, com investimento de 25,33% dos recursos específicos na manutenção e desenvolvimento do ensino, quando o mínimo é de 25%, de 16,47% nas ações e serviços de saúde, sendo o mínimo de 15%, e de 72,27% dos recursos do Fundeb na remuneração dos profissionais do magistério.

A despesa total com pessoal alcançou 45,32% da receita corrente líquida do município, atendendo ao percentual máximo de 54%, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. “Estamos cumprindo todas as exigências constitucionais em áreas essenciais – como saúde e educação – com investimentos acima dos índices obrigatórios. Claro que a burocracia, as exigências do TCM, que hoje são muitas, atrapalha um pouco, porém, nossa prioridade é o compromisso com a transparência e a honestidade”, completa o prefeito Ricardo.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas