A primeira edição da Feira da Cachaça de Alambique (FeCachaça), que ocorrerá de 24 de novembro a 1° de dezembro, dentro da Fenagro, no Parque de Exposições da Bahia, em Salvador, vai reunir 100 produtores e 18 marcas baianas registradas. O evento, realizado pela Rota da Cachaça da Bahia e que conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) promoverá rodadas de negócios, ações de fomento do setor agropecuário, alambique produzindo cachaça “ao vivo”, stands, painéis, palestras, cursos e degustação da bebida.
“Será uma oportunidade para que os pequenos e grandes produtores troquem experiências e estimulem novos negócios, a implantação de agroindústrias no Estado e a regularização dessa importante atividade produtiva, historicamente presente em nosso Estado”, destacou o governador em exercício, João Leão (PP), titular da SDE.
“Daremos aos pequenos produtores a possibilidade de conhecer uma outra realidade, com acesso à informação, tecnologia e equipamentos modernos de produção de cachaça e derivados. Contaremos com a presença dos dois principais fornecedores de equipamentos do Brasil: Alambiques Santa Efigênia e D&R, ambos de Minas Gerais. Realizaremos uma rodada de negócios para possibilitar que as marcas registradas alavanquem suas vendas e ampliem a comercialização, dentro e fora do Brasil”, explicou o professor Herbert Oliveira, da Escola Politécnica da UFBA e idealizador do Projeto da Feira e do Seminário da Cachaça.
Seminário e cursos
Dentro da programação da feira, ocorrerá o primeiro Seminário Estadual de Produção de Cachaça e Derivados da Cana, nas próximas segunda-feira (25) e terça (26), das 8h às 17h30.
O evento, que contará com palestras técnicas e painéis de discussão, permitirá que os produtores ampliem seus conhecimentos sobre produção, legalização e comercialização, conheçam experiências exitosas sobre a produção de cachaça de qualidade e a importância da pesquisa e inovação tecnológica no desenvolvimento da cadeia produtiva da cana e derivados.
Dois cursos também serão oferecidos de segunda (25) a sexta (29). Em um deles, os participantes terão a oportunidade de fazer uma introdução à análise sensorial; no outro, vão aprender a fazer coquetéis e drinks de cachaça.
Rodada de Negócios
Uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado Bahia (FIEB), vai possibilitar que as 18 marcas registradas apresentem, em uma rodada de negócios, além da cachaça, um mix de produtos derivados da cana, como melaço, melaço de cana, rapadura e açúcar mascavo, para traders da Bahia e de outros estados, profissionais com expertise na distribuição e comercialização de produtos nos mercados nacional e internacional, ampliando assim a nossa participação no mercado da cachaça e de derivados de cana. Jornal da Chapada com informações de assessoria.