Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Festa de encerramento da Fetran 2019 em Itaberaba leva educação, arte e cultura à população

O projeto Fetran tem como slogan ‘Transformando Atitudes para Salvar Vidas’ | FOTO: Jornal da Chapada |

O encerramento do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), em Itaberaba, na Chapada Diamantina, na noite da última sexta-feira (6), foi de festa, educação, arte e cultura na Praça JJ Seabra. As festividades celebraram a culminância do projeto de conscientização sobre o trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste segundo semestre. O Fetran é desenvolvido em escolas municipais da cidade, uma parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME) e da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT) da administração ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP).

O lançamento oficial foi uma ação pedagógica que aconteceu especificamente nas unidades escolares onde são desenvolvidos quatro eixos temáticos (sensibilização, leitura de imagens, urbanidade e dados estatísticos) que são trabalhados transversalmente junto aos conteúdos, perpassando por todos os componentes curriculares. E a culminância é o festival. Participaram dessa etapa sete escolas municipais, sendo quatro da sede, a Dona Mora Guimarães, Darcy Ribeiro, Monte do Paraíso e Novo Tempo, e três da zona rural, escolas Esmeraldo Queiroz, Arnaldo Alencar e Renato Cincurá de Andrade.

Durante o evento, os alunos se apresentaram no grande palco, mostrando o que assimilaram sobre as normas do trânsito em sala de aula. O evento foi dirigido pelos agentes da PRF, Michele Alencar, Diogo Meira e Gabriel Lago, juntamente com os agentes da SMTT, diretores, coordenadores e professores, esses últimos liderados pela coordenadora de Educação Básica da SME, Jucilandia Leão. Ela também representou no evento, a secretária Nogma da Andrade Britto.

1 / 12

“O projeto Fetran tem como slogan ‘Transformando Atitudes para Salvar Vidas’, e percebemos o quanto nossos alunos aprendem ao estudar educação para o trânsito. Porque todos nós queremos a diminuição da violência no trânsito e as mensagens que são passadas pelos professores ao trabalhar o Fetran são de conscientização e trazem melhorias que podem salvar vidas, como também trazer a paz no trânsito”, declarou Leão. Nos estandes foram expostos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do projeto como placas de sinalização de trânsito, réplica de semáforos e outros.

“Achei legal, pois aprendi que não pode beber e dirigir, e que temos que respeitar a faixa e o sinal”, disse a aluna Caciane sobre o Fetran ao ser indagada pela agente Michele Alencar. O prefeito Ricardo esteve presente, junto com secretários municipais, a exemplo, de Nalva Nolácio (Cultura) e do superintendente municipal de Trânsito, Raul Jones. Também esteve presente o procurador-geral do município, Oacir Silva Mascarenhas, além do comando da Guarda Civil Municipal (GCM).

Ao se pronunciar, Mascarenhas parabenizou a todos pelo trabalho desenvolvido pelos alunos, falou da importância do Fetran como programa de conscientização para o trânsito dos alunos da RME e agradeceu a PRF pela parceria. Já Jones, em sua fala, forneceu dados estatísticos, ao informar que o índice de acidentes de trânsito tem diminuído consideravelmente devido a ação conjunta dos agentes da SMTT, PRF, Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Raul Jones concluiu agradecendo sua equipe, bem como, a parceria com a SME. No final do Festival, as diretoras das escolas que aplicaram o projeto receberam troféus e brindes dos agentes da PRF.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas