Derrotado nas últimas eleições municipais após 20 anos à frente da prefeitura de Pintadas, o Partido dos Trabalhadores (PT) da cidade, que tem como mais expressivo representante a deputada estadual Neusa Cadore, se prepara para uma tentativa de retomar o posto. Para tanto, definiu como pré-candidato o ex-prefeito, Valcyr Rios, que disputará o pleito de 2020 com o provável candidato a reeleição, Batista da Farmácia (DEM).
A sigla também já definiu como candidato a vice o atual presidente da Câmara, Raimundo Fominha. Rios, que comandou a cidade por dois mandatos – 2005 e 2012 – e deixou o cargo com boa avaliação, tem como principal desafio retomar o “modelo de gestão compartilhada”, marca das gestões petistas que, segundo Neusa Cadore, foi totalmente descontinuado pelo atual prefeito e tem gerado dificuldades para a população.
“Nós atuamos na perspectiva de uma gestão compartilhada, um trabalho de parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada. Acreditamos nessa retomada. A interrupção feita pela atual gestão não convenceu. O que se percebe hoje é que a participação popular foi abolida e substituída por práticas autoritárias. Há uma forte insatisfação e vemos a precarização dos serviços, como na saúde, por exemplo”, avalia Neusa.
O enfraquecimento do diálogo com a sociedade organizada é uma das principais queixas contra a atual gestão no município e um grande desafio a ser superado caso queira cravar mais quatro anos à frente o Executivo municipal. Pintadas é uma cidade com média populacional de 10 mil habitantes. Segundo o IBGE, apenas 7,8% da população possui trabalho formal, com renda média de até dois salários mínimos.
As principais bases da economia no município são a agricultura familiar, ovinocultura e o cooperativismo, frentes que as gestões petistas demonstram ter dado mais atenção, abrindo brecha para mais uma pista de compreensão do índice de insatisfação com o atual prefeito.
Tendo por base os números das eleições de 2018 em Pintadas, são grandes as chances de concretização do desejo petista. A cidade garantiu maioria de votos a candidatos do PT em todos os cargos eletivos. As informações são do Política Livre.