Vinte e oito bombeiros militares, oficiais e praças da Bahia, e dos estados do Espírito Santo, Roraima, Pernambuco e Rio Grande do Sul, além de militares dos Fuzileiros Navais e Força Aérea Brasileira, e policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Polo) concluíram o Curso de Operações em Emergências com produtos Perigosos (COEPP).
A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (13), na sede do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), do Corpo Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), em Simões Filho. O curso teve duração de 240 horas/aulas distribuídos em teoria e prática durante quatro semanas.
“Foi um trabalho em equipe. Os dias de exaustão foram recompensados com mais essa conquista. Não viramos super-heróis nem.adquirimos super poderes, mas podemos compreender ainda mais o valor da nossa missão como especialistas em produtos perigosos”, disse o orador da turma, o bombeiro militar de Roraima, 3° sargento QPC Aquila Lincon.
Durante as aulas, os alunos aprendem sobre as nove classes de produtos perigosos, e gerenciam e operam em diversas ocorrências envolvendo produtos perigosos, além de eventos intencionais, com doutrina com agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN). As informações são de assessoria.