Mais de 5 mil pessoas compareceram para prestigiar o ato de assinatura da Ordem de Serviço para reforma, ampliação e adequação do Hospital Regional de Itaberaba (HRI), cidade da Chapada Diamantina, pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) na tarde da última quinta-feira (19). A obra implantará, inclusive, leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Entre os presentes estiveram autoridades, como o vice-governador do Estado, João Leão (PP), representando o governador Rui Costa (PT), o secretário de Saúde estadual, Fábio Vilas-Boas, os deputados federal Cacá Leão (PP) e estadual Eduardo Alencar (PSD). Também participaram do ato, a primeira-dama do município, Suzana Matias, a vice-prefeita Maria José Novais, diversos secretários, vereadores municipais, lideranças políticas de Itaberaba e região, além do médico Hélio Barros, que por mais de 40 anos, atendeu no HRI, e de coordenadores, gerentes e demais colaboradores da gestão ‘Cidade de Todos’.
A reabertura do HRI foi mais um compromisso de campanha cumprido pelo prefeito Ricardo e esse feito não vai servir só para Itaberaba, mas também para os 13 municípios que compõem sua regional de saúde, oferecendo serviços de alta complexidade. Além disso, com a construção da Policlínica, outra conquista de Mascarenhas na área da Saúde, a região vai suprir a carência de quem necessita dos serviços do SUS.
Prestigiando a conquista e o momento histórico, estiveram presentes também vários comerciantes associados da rede Numerc, empresários, profissionais liberais e representantes de órgãos públicos estaduais como o corpo administrativo do NTE 14, liderados pela diretora Valdeci. O que chamou atenção também foi a presença de várias famílias da periferia da cidade e da zona rural, o que significa que Mascarenhas não está bem avaliado somente entre os formadores de opinião.
O secretário Fábio Vilas-Bôas destacou a importância da luta da gestão municipal para reaver o imóvel para o município, o que foi determinante para o investimento do Estado na reabertura da Unidade de Saúde. “Quando estivemos aqui, ficou muito claro que Hospital Regional precisava voltar a funcionar, trazendo de volta a alta e média complexidade cirúrgica. Mas havia um empecilho, porque o imóvel não pertencia ao povo, o que impedia o aporte de recursos públicos por parte tanto do Estado quanto do município”, disse o secretário. “Precisamos reconhecer o esforço desprendido pelo prefeito, pelo deputado Cacá, em tornar esse momento em um momento real”, finalizou Vilas-Bôas.
O deputado Cacá Leão afirmou que, apesar de muitos não acreditarem, valeu a pena lutar para conquistar os recurso necessários para o início dessa obra tão importante para Itaberaba e toda a região. “Hoje, certamente, é um dos dias mais importantes, senão o mais importante, de minha vida pública até aqui. Itaberaba conta com uma gestão competente que está conseguindo realizar o que muita gente duvidava e dizia que não iria acontecer. O que mostra que o trabalho sério é o melhor instrumento para trazer de volta ao povo de Itaberaba esse patrimônio”, ponderou.
Já o deputado Eduardo Alencar pontuou a capacidade administrativa da equipe do prefeito Ricardo. “Itaberaba tem uma gestão eficiente, econômica e que sabe utilizar muito bem o dinheiro público. Por isso tem conseguido êxito em suas lutas porque o governador Rui Costa observa tudo e a todos e sabe quem sabe trabalhar e quem investe corretamente o dinheiro público”, afirmou Alencar.
O vice-governador João Leão destacou a importância dos investimentos, tanto na reabertura do HRI quanto a instalação da Policlínica Regional de Saúde da Chapada, que vai ser construída em Itaberaba, para a economia local. “Este Hospital Regional de Itaberaba, onde vão ser aplicados mais de R$ 15 milhões, vai atender a outros 13. Isso significa o aquecimento da economia local, fortalecendo o comércio com o aumento de pessoas circulando na cidade”, destacou o vice-governador.
Em sua fala o prefeito Ricardo Mascarenhas disse que o objetivo de recolocar a saúde do povo de Itaberaba em lugar primordial na sua administração foi de muito trabalho, mas com resultado positivo para a população. “Essa multidão que está aqui é a prova mais verdadeira de que estamos no caminho certo. Enquanto muitos nem tentaram, nós conseguimos realizar em tempo recorde! Hoje, a reabertura do Hospital regional de Itaberaba é uma realidade”, finalizou. Jornal da Chapada com informações de assessoria.