Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Corrente interna do PT lança Fabya Reis para prefeita de Salvador

O deputado federal Valmir Assunção com a secretária Fabya Reis e o ex-presidente Lula durante evento em São Paulo | FOTO: Divulgação |

O nome da secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis (PT), foi lançado para a prefeitura de Salvador pela corrente petista Esquerda Popular Socialista (EPS). Com essa decisão da EPS, o Coletivo de Entidades Negras (CEN) declarou apoio ao nome de Fabya e a direção da tendência do PT listou pontos que considera importante como a derrota ao bolsonarismo e da sua principal expressão na Bahia que é o prefeito ACM Neto (DEM).

“É necessário fazer das eleições de 2020 um amplo espaço de debate político na sociedade defendendo de forma intransigente a pauta histórica e o legado do PT. É preciso ter uma candidatura que tenha a cara da cidade e, também, carregue em si a cara do PT. Acreditamos que Fabya consegue reunir esses dois elementos fundamentais, aliados a qualidade política e a competência na gestão à frente da Sepromi”, salienta a direção da corrente.

A executiva da EPS ainda aponta que Salvador é a cidade mais negra fora da África e que as raízes africanas se expressam de forma contundente na cultura, na força e na história do povo negro. “Suas revoluções, sua insubordinação, sua combatividade e seu protagonismo são latentes na capital. E mesmo assim ainda é uma cidade extremamente racista, que enfrenta sucessivas gestões focadas na elite branca e de costas para o povo negro”. A EPS defende que as mulheres têm construído ao longo da história seu próprio protagonismo e avançam com determinação em direção a posições políticas que lhes eram negadas.

“É necessário dar lugar a esse protagonismo que as mulheres têm construído e seguir a liderança delas”. Também lembra que Rui Costa (PT) e Fernando Haddad (PT) tiveram em torno de 70% dos votos na eleição de 2018 em Salvador e que a Bahia experimentou no governo de Jaques Wagner (PT), uma mudança política, social, econômica e cultural, com o estado mais plural, democrático, diverso e solidário.

Sob a liderança do senador Jaques Wagner, do governador Rui, do presidente estadual do partido, Éden Valadares, e do presidente da sigla em Salvador, Ademário Costa, a tendência EPS acredita que será construído uma campanha para fazer com que a capital baiana tenha, pela primeira vez, uma prefeitura governada pelo PT, e por uma mulher negra.

“O PT deu um sinal intenso de renovação ao eleger suas novas direções, e a candidatura de Fabya será instrumento para agora fazer a disputa externa desses valores que levaram a eleição da nova direção partidária na Bahia”. Fabya é pós doutora em ciências sociais pela Universidade Federal de Campina Grande, militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas