CidadesCuriosidadesMenu PrincipalSaúde
Trending

Chapada: Prefeitura de Ituaçu paga abono com atraso e servidores da Saúde passam final de ano sem o benefício

A reportagem do Jornal da Chapada conversou com alguns servidores e o relato é de que parte dos funcionários da Saúde que atua no Hospital Municipal de Ituaçu não recebeu o benefício.

As festas de final de ano não foram tão boas para os servidores da saúde do município de Ituaçu, no sul da Chapada Diamantina. De acordo com dados apurados pelo Jornal da Chapada, a prefeitura deixou de cumprir o prazo legal para o pagamento do ‘abono natalino’, que venceu no último dia 20 e, com isso, os trabalhadores ficaram com o orçamento apertado e sem poder realizar suas compras e quitar compromissos financeiros. O pagamento só foi realizado nesta quinta-feira (2), após protesto dos servidores.

A reportagem do Jornal da Chapada conversou com algumas das pessoas afetadas e o relato é de que parte dos funcionários da Saúde que atua no Hospital Municipal de Ituaçu não recebeu o benefício durante o final do ano. O atraso atinge motoristas de ambulâncias, pessoal de serviços gerais, recepção, cozinheiras e vigilantes. Além do décimo terceiro, diárias de viagens dos motoristas também estão em atraso.

“Todos os motoristas têm diárias pendentes. As diárias de novembro que deveriam ter sido pagas em dezembro ainda não foram pagas. Tem motorista que tem bem mais diárias atrasadas”, relata um servidor que não quis ter seu nome revelado por medo possíveis represálias.

“Até então boa parte dos funcionários da saúde estão sem receber o décimo terceiro, ou seja, o ‘abono natalino’. Sou líder da categoria de Agentes Comunitários [de Saúde] e Agentes de [Combate a] Endemias. Os Agentes Comunitários receberam e os Agentes de Endemias não. Então reuni os Agentes de Endemias na segunda, dia 30, e fomos até a prefeitura buscar alguma explicação. Não fomos recebidos, justificaram que estava tendo apenas serviço interno”, disse Cristina Amaral, mais conhecida como ‘Tina’. Ela é Agente Comunitária de Saúde e presidente da Sub-Sede dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) de Ituaçu.

‘Tina’ ainda relata que da prefeitura se dirigiram para a casa do prefeito Adalberto Luz (PTB) e que foram recebidos muito mal pela primeira dama Cristina Moraes. A mesma teria dito que o prefeito estava em viagem e que não trabalhava na prefeitura, que os funcionários deveriam procurar a secretária de Saúde, Kalilly Lemos. A primeira dama ligou para a secretária que teria dito que os pagamentos seriam realizados nesta quinta feira (2) de janeiro.

Outro lado
O Jornal da Chapada tentou entrar em contato por WhatsApp e por telefone com a secretária Kalilly Lemos e não obteve resposta. Ligamos também para a prefeitura e ninguém atendeu para falar do assunto. Ao final do dia, os servidores apontaram que os valores foram pagos nesta quinta-feira.

Jornal da Chapada

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios