Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Parceria entre a comunidade, prefeitura, Inema, Embasa e Cerb realiza obras no Rio Utinga

O Rio Utinga precisa urgentemente de mais ações do governo estadual | FOTO: Divulgação |

A população do município de Utinga, na Chapada Diamantina, arregaçou as mangas e junto com a prefeitura, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Empresa Baiana de Águas e Abastecimento (Embasa) e Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), realizaram obras de desassoreamento e desobstrução em vários trechos do Rio Utinga.

De acordo com informações apuradas pelo Jornal da Chapada, “os trabalhos mecanizados foram feitos através de máquinas potentes, aliados aos esforços braçais de homens abnegados, viabilizaram a parceria entre a comunidade e os órgãos públicos nas ações que objetivam a preservação da bacia do Rio Utinga”.

“Enquanto não houver medidas enérgicas por parte do governo do Estado para recuperação e perenização do Rio Utinga, todo ano, no período de estiagem, vamos ter uma crise hídrica”, disse o prefeito de Utinga, Joyuson Vieira (PSL). O diretor de Divisão de Recursos Hídricos da prefeitura de Utinga, Arivaldo Souza, popularmente conhecido como ‘Lico’, é quem coordena as atividades.

O Rio Utinga é muito importante para o abastecimento da população e para a agropecuária desenvolvida nas cidades de Utinga, Wagner, Lajedinho e Andaraí, todos no epicentro da Chapada Diamantina.

Jornal da Chapada

Veja vídeo

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas