O setor do turismo na Bahia teve um ano muito proveitoso. No ano de 2017, ele registrou a participação de 4,0% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia, número que representa um incremento de 0,4% em relação a 2016, quando a participação das atividades correlatas do turismo representou 3,6% da economia.
O novo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Luciano Lopes, espera uma nova alta no setor em 2020. “O setor de turismo tem boas expectativas em função do início de retomada do crescimento do PIB (2019: 1,17% e 2020: 2,30%, conforme relatório Focus do Banco Central)”.
Ainda segundo o presidente, a ocupação hoteleira deve crescer 5% em 2020, levando em consideração a recuperação de voos do aeroporto de Salvador, crescimento da economia e, especialmente, a inauguração do novo Centro de Convenções.
O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro explicou que dados demonstram a vocação do nosso estado para o turismo, importante setor da nossa economia. “Os dados demonstram a vocação do nosso estado para o turismo, importante setor da nossa economia, vetor de desenvolvimento que impacta diretamente na vida de milhões de pessoas”, revelou.