Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Presidente de Conselho de Educação em Itaberaba assume cargo em Conselho Fiscal da UNCME

Adauto Lima tomou posse como titular do Conselho Fiscal em Brasília | FOTO: Divulgação |

O presidente do Conselho Municipal de Educação de Itaberaba, município portal de entrada da Chapada Diamantina, Adauto de Araújo Lima, tomou posse em Brasília (DF) como membro titular do Conselho Fiscal da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). A posse de Adauto aconteceu nesta sexta-feira (17). Ele também cumpriu agenda no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para entregar o plano de trabalho para a liberação de mobiliários escolares.

“É a prefeitura municipal de Itaberaba, por meio da Secretaria da Educação, promovendo a gestão democrática e resgatando o protagonismo dos órgãos colegiado do Sistema Municipal de Educação”, salienta Adauto em nota enviada ao Jornal da Chapada. A agenda no FNDE foi para solicitar a liberação de equipamentos no valor de R$500 mil, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Caca Leão (PP).

Sobre a UNCME
A UNCME é uma entidade representativa dos Conselhos de Educação, criada em 1992 e organizada em todos os estados brasileiros. Defende a concepção de conselhos de educação como órgãos de Estado, de participação, representatividade e controle social, com caráter plural, desenvolvendo ações de formação, assessoramento dos conselhos para a garantia do direito a educação pública, laica e de qualidade.

Essa educação deve ter a finalidade de promover a união e a cooperação entre os conselhos de educação, buscar soluções para os problemas educacionais comuns e diferenciados dos municípios brasileiros. Também deve representar os conselhos de educação junto aos poderes públicos e, no atual momento, em defesa do Fundeb permanente – que tem prazo de vigência até 31 de dezembro de 2020, nos termos da Lei Federal 11494/2007.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas