Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Única cordilheira brasileira, Serra do Espinhaço é destaque em publicação no estado de Alagoas

A Chapada Diamantina fica incrustada na Serra do Espinhaço | FOTO: Montagem do JC/Laisa Brito |

A região da Chapada Diamantina e suas belezas naturais volta e meia são alvos de matérias especiais em diferentes meios de comunicação. Desta vez, um jornal do estado de Alagoas divulgou dados sobre a Cordilheira do Espinhaço, aqui chamada de Serra do Espinhaço, que vai até o estado de Minas Gerais. O texto de Crisólogo Sales aponta que o local é um dos lugares mais impressionantes do Brasil e onde está incrustada a Chapada Diamantina.

E é mesmo impressionante. Se consideramos que a cordilheira é esculpida por milhares de anos pelos ventos, rios e inicialmente pela formação de magmas (líquido vulcânico), com centenas de graus de temperatura e gerou toda essa diversidade de fauna e flora, de rios e nascentes, de cachoeiras e grutas, e até pantanal, só podíamos esperar maravilhas da natureza.

O Jornal de Alagoas descreve que a formação da Serra do Espinhaço é datada de mais de 1,5 bilhões de anos geologicamente, nas diversas modificações iniciais que sofreu a terra em formação. Conforme o jornalista, “grande parte das minas de ferro, manganês, ouro e pedras preciosas do Brasil estiveram sendo exploradas nesta região, principalmente no estado de Minas Gerais. A mineração foi um grande impulsionador do desenvolvimento inicial destas terras”.

Parque Nacional de Boa Nova e Chapada Diamantina

Diversidade
No mesmo texto, o jornalista Crisólogo Sales também descreve o nível de importância da biodiversidade de plantas e animais endêmicos (somente encontrado nesta região em todo o mundo). “Mais da metade dos animais e plantas em risco de extinção de Minas Gerais estão nas Serras do Espinhaço, especificamente na Serra do Cipó, local onde está a maior número de espécies endêmicas registradas no Brasil”.

Ele aponta que outra maravilha da Serra do Espinhaço e da Chapada Diamantina, são os grandes e importantes rios que nascem em suas cabeceiras, como importantes fontes de vida no sertão sem água na Bahia, como o Rio de Contas, Paraguaçu e tantos outros. “A Serra do Espinhaço é considerada reserva mundial da biosfera, por ser uma das regiões mais ricas do planeta em biodiversidade”.

Morro do Pai Inácio

1 / 15

Única cordilheira brasileira
Para quem não sabe, a Serra do Espinhaço é considerada a única cordilheira brasileira, com mil quilômetros de extensão e tem sempre de 50 a 100 km de largura. “Foi considerada em 27 de junho de 2005, pela Unesco, como a sétima reserva da biosfera brasileira. Entre as paisagens mais impressionantes, a Chapada Diamantina na Serra do Espinhaço tem pontos obrigatórios para visitação como o Morro do Pai Inácio, a lagoa da Pratinha, as grutas e cavernas, e rios excelentes para banhos”.

E existem inúmeros municípios que abrigam suas belezas naturais. Atualmente existe um fortalecimento do ecoturismo, impulsionado pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, sempre com responsabilidade e cuidados, como fazem os guardiões da região via o ICMBio e seus voluntários. Os principais municípios que vivem do ecoturismo são Lençóis, Mucugê, Palmeiras, Andaraí, Iraquara, Rio de Contas, mas tem ainda os que crescem neste sentido, como Nova Redenção e Itaetê, além de Ibicoara e Piatã.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas