Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Moradores reclamam de descaso e denunciam situação de vias no Vale do Capão

O moradores relatam falta de segurança nas vias; recentemente um carro caiu em vala | FOTO: Divulgação |

Ladeiras dos Campos, do Bomba, do Riacho do Ouro, além de toda a estrada entre o Vale do Capão e a sede de Palmeiras, na Chapada Diamantina. Sabe o que elas têm em comum? Estão intransitáveis. A denúncia é de grupo de moradores da vila no coração da região chapadeira. Em contato com o Jornal da Chapada, eles descrevem o que chamam de “descaso da prefeitura local”.

“As estradas do Capão não têm condições de transitar. Muita poeira e buracos. O pessoal da comunidade não aguenta mais. Não conseguimos caminhar com nossos filhos, pois está arriscado acontecer até um acidente. Feriado passado caiu um carro na valeta na ladeira dos Campos e, recentemente, caiu outro. Um absurdo da prefeitura com a comunidade”, dispara o grupo de moradores.

Motoristas enfrentam poeira e buracos na estrada entre o Vale do Capão e a sede do município de Palmeiras | FOTO: Reprodução |

O Vale do Capão é um dos locais mais procurados por turistas para aventuras e os moradores e visitantes têm reclamado da falta de infraestrutura e de atenção do poder público. “Sou morador há 21 anos. Não aguento mais com tanto descaso com o povo que precisa ir e vir para trabalhar, por exemplo, peço para que não publique meu nome, pois aqui é cheio de intrigas políticas e eu não sou a favor de nenhum político. Só estou buscando a melhoria para todos”, relata um dos denunciantes.

O grupo de moradores ainda relata que a situação das vias no vale piora nos períodos de chuva e que muitas pessoas ficam ilhadas. “Quando chove é lama para todo lado, como acontece nesses últimos dias. Off road mesmo. E quando faz sol é poeira e buraqueira”, completa. Chove na região esta semana. E um abaixo assinado circula pedindo, dentre outras demandas, a melhoria da estrada de acesso ao vale e sinalização.

Confira vídeo de acidente na estrada

“Acreditamos que é de extrema necessidade calçar a estrada e sinalizá-la. Os principais motivos pelos quais pedimos a sua assinatura são seguintes: saúde pública, os resíduos que pairam no ar, por conta da poeira gerada pelo fluxo constante de carros, prejudicam a saúde das famílias moradoras das proximidades e atingem também os pedestres e motociclistas que fazem esse trajeto diariamente”, detalha texto do documento.

Os moradores ainda dizem que sentem a segurança em risco, pois a poeira e a falta de sinalização na estrada colocam em situação de perigo todos que usam esse acesso, que é o principal à vila do Capão. “Além da falta de visibilidade acarretada pelas nuvens de poeira, muitos motoristas excedem a velocidade e não respeitam as mãos da via, procurando desviar de buracos. Quem não conhece a estrada corre grande risco de cair em uma vala ou até mesmo atropelar um pedestre ou colidir com outro veículo, poste ou árvore, devido às curvas sinuosas que não estão sinalizadas como meio de alerta e conscientização”.

Mais uma vez o Jornal da Chapada tentou contato com a gestão do prefeito Ricardo Guimarães (PSD), mas não foi atendido. O espaço está aberto para a administração se posicionar.

Jornal da Chapada

Abaixo assinado
https://peticaopopular.com.br/mobile/view.aspx?pi=BR86172&fbclid=IwAR2HsQsJd9mE4z9cpI65gDL9stuxA2zxgBNwHABPrtwJxpORP7p1VfiW9bY#.XiUb9GVM7BQ.whatsapp

Confira sequência de vídeos enviados ao Jornal da Chapada

Leia também

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas