O evento de abertura da Jornada Pedagógica 2020, em Lençóis, município da Chapada Diamantina, surpreendeu com um tema pouco abordado no cotidiano: a saúde emocional dos professores e também dos estudantes. A cerimônia foi realizada na última terça (4), no auditório do Ecoviva, e a jornada foi finalizada nesta sexta (7) com atividades nas escolas.
Na cerimônia da terça, o secretário municipal de Educação, Radson Campos, apresentou um texto falando sobre a importância de conhecer a história de vida de cada aluno. “Dane-se a história da Revolução Francesa se eu não souber sobre a história de vida dos meus alunos, os desafios e vitórias de cada um deles”, relata. A leitura emocionou os professores presentes. “Todos temos que nos reconhecer vitoriosos independente de política, nós fazemos educação”, completa Campos.
A atividade ainda contou com duas intervenções musicais. Primeiro com a supervisora Rilza Lina, que cantou a canção gospel ‘Vencedor’, um convite para que os professores se enxerguem no lugar de vitoriosos. Eles têm em mãos um dos maiores desafios da sociedade que é a educação das próximas gerações. Em seguida, a música ‘É preciso saber viver’, foi apresentada com voz e violão por Radson Campos.
Confira fotos
O auditório do Ecoviva estava lotado para acompanhar a palestra motivadora do professor e mestre em psicologia, Antônio Tavares. Ele abordou o tema ‘A arte do convívio humano’. Por meio de dados e interação com a plateia, Tavares mostrou que a questão da depressão, por exemplo, está muito mais perto da escola do que se imagina e apontou também possíveis caminhos para driblar esse desafio.
No período da tarde, foi a vez da psicóloga Ronilda Souza debater sobre saúde emocional. Na quarta, quinta e sexta-feira, os professores se dividiram nas escolas que lecionam para a continuidade da Jornada Pedagógica 2020. Jornal da Chapada com informações da assessoria.