A Delegacia Territorial de Jacobina, na Chapada Norte, já tem registro de pelo menos quatro vítimas de um novo golpe envolvendo cartões de créditos no município. Uma das pessoas que sofreu o golpe tomou um prejuízo de R$7 mil. Segundo informações publicadas no blog Augusto Urgente, o golpe acontece quando o estelionatário liga para o cliente e o convence a passar dados sigilosos para supostamente evitar uma tentativa de fraude.
Primeiramente, uma pessoa se passando por funcionário da operadora de cartão de crédito, telefona para o cliente e pergunta se seu cartão de crédito está sendo usado na praça comercial de Salvador. A vítima responde que não e para ganhar a confiança, o golpista informa os quatro últimos dígitos do cartão e diz que alguém teria realizado compras com valores altos e tentou sacar dinheiro em caixas eletrônicos.
Depois disso, o fraudador diz que um funcionário da operadora irá junto com a polícia até a casa do cliente para pegar o cartão e a senha, para que o bloqueio seja realizado e para que a vítima seja ressarcida dos valores lesados. Uma das clientes que receberam telefonemas, achou estranho e ligou de volta para a operadora e, por incrível que pareça, segundo ela, a atendente confirmou a situação. Na sequência, um jovem chegou na garupa de uma moto e a cidadã só não entregou o cartão pelo fato dele não ter comparecido com a polícia, como havia informado.
Ao chegar na delegacia para registrar um boletim de ocorrência, a cliente encontrou pelo menos quatro vítimas. Uma das pessoas que sofreu o golpe tomou um prejuízo de R$7 mil. A empresária falou que, por pouco, não caiu no golpe e que o projeto criminoso é muito bem orquestrado. A mesma faz um alerta para todas as cidades, que fiquem atentos com a nova modalidade de golpe envolvendo cartões de crédito. Jornal da Chapada com informações do blog Augusto Urgente.