Registrar uma selfie no melhor da folia de Salvador e enviar a foto para qualquer lugar do mundo, efetivamente, não tem preço. Por isso, a Prefeitura disponibiliza Wi-Fi gratuito para os foliões, bastando apenas fazer o cadastro na rede Conecta Salvador. De acordo com dados da Companhia Municipal de Governança Eletrônica (Cogel), desde o Fuzuê, primeiro dia de pré-Carnaval realizado no último dia 15, até este sábado (22), quase 80 mil pessoas utilizaram a rede.
Nesse período, foram enviadas 579 mil fotos em alta resolução, sendo o pico registrado no sábado (22), com quase 254 mil imagens. Os foliões também estão usando a rede municipal para baixar músicas da folia e aprender as letras e coreografias: foram 306 mil downloads feitos em sete dias de festa.
As redes sociais também estão sendo muito requisitadas na folia soteropolitana: já são 175 mil acessos ao Facebook. Os dados ampliam em relação ao Instagram: 407 mil acessos já registrados pela rede Conecta Salvador. No entanto, a rede de maior uso dos foliões, segundo a Cogel, é mesmo o WhatsApp: 876 mil acessos no total, sendo 285 apenas no quarto dia oficial de folia (22).
Demandas dos foliões – Além do Conecta Salvador, a Cogel também tem desenvolvido ferramentas para facilitar o tráfego de dados e demandas a serem administradas pela Prefeitura na folia. Uma dessas tecnologias é o aplicativo Ouvidoria Eventos, que já registrou 1.070 ocorrências em dois dias de festa.
De utilização interna, o aplicativo da Ouvidoria Geral do Município (OGM) auxilia o trabalho do órgão registrando ocorrências em diversas áreas da administração municipal, a exemplo da saúde, transporte, iluminação e limpeza. Além dos postos fixos, a Ouvidoria dispõe de pessoas circulando nos circuitos oficiais da festa e nos bairros registrando as ocorrências do Carnaval através do aplicativo.
“Com essa ferramenta digital, desenvolvida pela Cogel, sem custo algum para a Prefeitura, é possível fazer um acompanhamento das demandas dos circuitos oficiais da festa em tempo real”, explicou o diretor-presidente da companhia, Alberto Braga.
Na avaliação do ouvidor-geral de Salvador, Humberto Viana, o aplicativo Ouvidoria Eventos é altamente eficiente. “A gente faz o registro da demanda do cidadão e, de imediato, segue para os órgãos responsáveis, o que gera uma resposta efetiva para a demanda que foi criada”. As informações são de assessoria.