• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Valmir: “Bolsonaro volta a atacar políticas de reforma agrária extinguindo cargos do Pronera”

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
2 março 2020 - 12h47
no Cidades, Curiosidades, Editorial, Menu Principal
0
Em ato na Alba, Valmir lembra de Eldorado dos Carajás e volta a criticar reforma da Previdência

O deputado federal Valmir Assunção volta a criticar Bolsonaro | FOTO: Divulgação/Tassio Brito |

Um novo decreto presidencial extinguiu todos os cargos que formulavam e cuidavam do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Essa medida foi criticada pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que considerou o caso como “mais um ataque à educação do governo de Bolsonaro”. Nesta quinta-feira (27), o parlamentar condenou o decreto que foi publicado durante o período de carnaval e, ainda, detalhou as mudanças feitas pelo governo na estrutura regimental do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “A educação no campo, amparada por lei e já sem orçamento adequado, está agora completamente desassistida. Além da extinção de toda a estrutura que cuida do Pronera, Bolsonaro reestruturou o Incra e, também, extinguiu a área de obtenção de assentamentos em mais um grave ataque às políticas de reforma agrária”, salienta Valmir.

No início do governo Bolsonaro, o decreto que extinguiu todos os Conselhos, Comissões e outros mecanismos de participação social no governo, extinguiu também a Comissão Pedagógica Nacional do Pronera. Agora, com o decreto 10.252/2020, publicado no dia 21 de fevereiro, foi alterada a estrutura do Incra. Essa medida ocorreu poucos dias depois da edição do decreto 10.234, que alterou a estrutura regimental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). “Esse decreto não só altera a estrutura do Incra, ele deixa de fora inúmeras competências que estavam previstas e deixa a autarquia subordinada a ministério”, frisa Assunção. O petista aponta que toda a política agrária fica a cargo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Inclusive a destinação das terras públicas, a seleção de famílias para assentamentos e a normatização e formação de grupos para elaboração de estudos para demarcação de terras quilombolas.

Valmir resume que Bolsonaro desconstitui o Incra para reduzir a autarquia a um instrumento de entrega de terras públicas para especuladores e grandes desmatadores. “É o que pretende também o governo de Bolsonaro com a edição da tal medida provisória [MP 910), que foi para apreciação no Congresso”, comenta. Assunção completa dizendo que a extinção da Coordenação-Geral de Educação do Campo e Cidadania, responsável pela gestão Pronera, trava as maiores políticas de educação no Brasil. “O programa é um instrumento legal de criação dessa coordenação. E era responsável ainda pela execução do Programa de Documentação da Trabalhadora Rural. Outra ação fundamental que ajudava mulheres a terem acesso a documentos básicos para um conjunto de direitos como licença-maternidade, licença à gestante, aposentadoria, entre outros”. As informações são de assessoria.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Chapada: Manifestantes fecham a BA-131 em Saúde para protestar por melhorias na via

Próximo Post

#Urgente: Secretaria de Saúde informa que monitora primeiros casos suspeitos de coronavírus em Salvador

Próximo Post
#Urgente: Secretaria de Saúde informa que monitora primeiros casos suspeitos de coronavírus em Salvador

#Urgente: Secretaria de Saúde informa que monitora primeiros casos suspeitos de coronavírus em Salvador

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.